segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Ibope aponta Rosalba com 45% e Iberê com 25%




Pesquisa Ibope/ InterTV divulgada na noite desta segunda-feira (30) mostra a candidata do DEM ao Governo do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, com 45% das intenções de voto. Em segundo lugar, Iberê Ferreira (PSB) tem 25% na disputa governamental e Carlos Eduardo (PDT), em terceiro, tem 11%.

No primeiro levantamento Ibope, realizado entre os dias 10 e 12 de agosto, Rosalba Ciarlini tinha 48% das intenções de voto, Iberê Ferreira aparecia com 20% e Carlos Eduardo com 12%.

No segundo levantamento Ibope, realizado entre os dias 16 e 18 de agosto, Rosalba caiu para 46%, mas manteve a liderança. Iberê e Carlos subiram, respectivamente, para 24% e 14%.

Já neste terceiro levantamento Ibope, em comparação com o segundo, observamos que Rosalba caiu 1% (tinha 46% e agora está com 45%), Iberê subiu 1% (tinha 24% e passou para 25%), e Carlos Eduardo caiu 3% (tinha 14% e aparece com 11%).

Porém, se considerarmos a margem de erro, que foi de três pontos percentuais para mais ou para menos, o desempenho dos candidatos não apresentou alterações significativas.

Essa manutenção da intenção de voto favorece a candidata do DEM, uma vez que esta terceira pesquisa Ibope foi realizada após alguns dias do início do horário eleitoral gratuito no rádio e na TV, que começou no dia 17 de agosto.

Ou seja, após Iberê e Carlos Eduardo mostrarem que estão com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a candidata dele à Presidência, Dilma Rousseff (ambos PT). Enquanto Rosalba apoia José Serra (PSDB) para presidente.

Este terceiro levantamente trouxe ainda o candidato Roberto Ronconi (PTC) com 1%. Os demais candidatos - Sandro Pimentel (PSOL), Simone Dutra (PSTU), Camarada Leto (PCB) e Bartô Moreira (PRTB) - não atingiram 1% das intenções de voto. Brancos e nulos somam 10% e indecisos 7%.

A pesquisa foi contratada pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Rio Grande do Norte (Sinduscon) e custou R$ 46.000. O levantamento ouviu 812 pessoas entre os dias 27 e 29 agosto. A pesquisa foi regristada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), sob o número 23.870/ 2010, e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com o número 26.836/ 2010.
Na disputa pelas duas vagas ao Senado, Garibaldi Alves Filho (PMDB) e José Agripino (DEM) atuais representantes do estado no Congresso Nacional permanecem nos seus postos, segundo dados divulgados na noite desta segunda-feira (30) pela pesquisa Ibope/ InterTV. Garibaldi Alves, mesmo apresentando queda em relação aos números anteriores, tem 54% das intenções de voto, seguido de Agripino com 47% e em terceiro vem a ex-governadora Wilma de Faria (PSB) que subiu para 40%.

O petista Hugo Manso aparece com 6% da preferência do eleitorado para o Senado, seguido de Joanilson de Paula Rego (PSDC) com 2%. Os candidatos Waldemar Soares (PSOL) e Sávio Sávio Hackradt (PDT) tiveram 1% das intenções de voto. Os outros candidatos não pontuaram. Brancos e Nulos somam 17% e Indecisos 13%.

A pesquisa Ibope/InterTV foi contratada pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Rio Grande do Norte (Sinduscon) e custou R$ 46.000. As entrevistas foram realizadas no período de 27 a 29 de agosto. Ao todo foram ouvidas 812 pessoas.

A margem de erro deste levantamento é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral sob o número 23.870/ 2010.

Números anteriores

Considerando os últimos resultados divulgados pelo Ibope e a margem de erro de 3 pontos para mais ou para menos, os candidatos do PMDB e PSB apresentaram alterações.

Nas últimas pesquisas Ibope/InterTV, o senador Garibaldi Alves Filho (PMDB) aparece com 53% e 60%. O democrata José Agripino na primeira (14 de agosto) tinha 47% da preferência e, na segunda (19 de agosto) 51%. A ex-governadora Wilma de Faria (PSB) apresentou 43% das intenções de voto na primeira e na segunda caiu para 38%

No minuto.com

2 comentários:

  1. josenias veja as avaliações em taysa galvão sobre a pesquisa ibope? em mossoró suriram o numero de pesquisados,tai o resultado de 48 para 70

    ResponderExcluir
  2. CONVIDAMOS A TODA SOCIEDADE A OUVIREM NO
    PROGRAMA independente "ALÔ EDUCAÇÃO",
    transmitido pela FM Cidade 87,9,
    aos sábados das 07:00 às 08:00hs, que terá como
    tema no dia 04/09/2010:
    O papel da mídia na sociedade
    (com atenção especial para a mídia virtual: os "blogs")
    Apresentação: PROF. ROBERLAND.

    ResponderExcluir