quarta-feira, 15 de março de 2017

No RN, Incra entrega tratores em assentamento produtor de petróleo

Famílias do assentamento Casqueira, localizado no município de Areia Branca, litoral do Rio Grande do Norte, receberam tratores e implementos agrícolas adquiridos com royalties da exploração de petróleo e gás pagos pela Petrobras. A entrega foi feita pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) do Rio Grande do Norte.

Foram investidos R$ 276 mil na aquisição de dois kits contendo, cada um, um trator, uma grade aradora de 14 discos e uma grade aradora de 28 discos. Os equipamentos vão promover a mecanização da agricultura para 76 famílias como estratégia de inclusão produtiva, de organização das famílias e de geração de renda. 

Distante aproximadamente 330 quilômetros da capital do estado, o assentamento Casqueira possui em torno de 40 poços petrolíferos espalhados em seus cerca de 1,9 mil hectares. Desde o início da década de 1990 até a titulação definitiva das famílias do assentamento, em dezembro de 2009, a participação de exploração de petróleo e gás pela Petrobras chegou a R$ 5,5 milhões, que estão depositados em uma conta judicial e começaram a ser investidos em projetos coletivos definidos pelos assentados com a supervisão do Incra. 

O Incra deve replicar a experiência de Casqueira em outros 13 assentamentos do Rio Grande do Norte que produzem petróleo e aplicar os royalties da Petrobras em projetos coletivos definidos em conjunto com as famílias assentadas.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário