segunda-feira, 20 de março de 2017

Funasa/RN realizou conferências do PMSB, em Natal e Currais Novos


Com a participação de 39 municípios, a Superintendência Estadual da Funasa/RN, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o Ministério Público Estadual (MPRN), realizou as duas primeiras, das três Conferências Estaduais sobre os Planos Municipais de Saneamento Básico -  programadas para março – na segunda-feira (13/03), no Auditório Professor Otto de Brito Guerra, na Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal.  O evento contou com a participação de aproximadamente 300 pessoas entre técnicos e gestores, dos municípios de: João Câmara, Extremoz, Maxaranguape, Rio do Fogo, Touros, Jandaíra, Poço Branco, Taipu, Canguaretama, Goianinha, Monte Alegre, Nísia Floresta, Pedro Velho, São José de Mipibu, Senador Georgino Avelino, Tibau do Sul, Brejinho, Jundiá, Montanhas, Passagem, Santo Antônio, Serrinha, Várzea, Lagoa de Pedras, Boa Saúde, Passa e Fica, Serra Caiada, São José de Campestre, Serra de São Bento, Sítio Novo, Tangará, Senador Eloi de Souza, Bom Jesus, Santa Maria, Riachuelo, Ruy Barbosa, São Pedro e São Tomé.

O evento contou com a participação da Reitora (UFRN), Ângela Maria Paiva Cruz; da Procuradora Fernanda Bezerra (COAP), do superintendente estadual da Funasa/RN, Jairo Sotero; do professor Aldo Dantas, coordenador das capacitações sobre o PMSB, de prefeitos e técnicos municipais. Na oportunidade foi discutido temas, como: Saneamento Básico e o Desenvolvimento Econômico e Social, pelo Prof. Dr. Cícero Onofre (UFRN); Metodologia e situação do andamento do projeto, Prof. Dr. Aldo Dantas (UFRN); Explicação sobre o Termo de Execução Descentralizada (TED), Diogenes Sena (Funasa) e a Procuradora Fernanda Bezerra (MPORN), falou sobre o acompanhamento dos processos para o cumprimento da Lei 11.445/2007. No seu discurso a Reitora, falou sobre os avanços no incremento da parceria entre a Funasa e UFRN, e disse que a Fundação poderia contar com a Universidade, para dá continuidade do trabalho feito em parceria. 

No segundo momento, à tarde, foi destinado para avaliação individual, dos Planos Municipais de Saneamento Básico, com objetivo de planejar e dar continuidade às atividades das atividades para este ano.

Na quinta-feira (16/03) a conferência foi realizada na cidade de  Currais Novos,  também no Campus da Universidade Federal (UFRN), no Auditório do Bloco “A”; e contou com a participação dos gestores e técnicos dos municípios de: Florânia, Itajá, Jucurutu, São Fernando, São João do Sabugi, São Rafael, Tenente Laurentino Cruz, Timbaúba dos Batistas, Bodó, Campo Redondo, Coronel Ezequiel, Currais Novos, Equador, Jaçanã, Lagoa Nova e São Bento do Trairi, e ainda, Nova Cruz, Lagoa d’Anta e Monte das Gameleiras. 

À tarde foi feita avaliação da situação do cronograma na execução do plano, por município, para se planejar o prosseguimento das atividades para este ano.

Além dos gestores e técnicos municipais, estiveram presentes, também, o superintendente Estadual da Funasa; os técnicos da UFRN, que expuseram os mesmos assuntos da conferência em Natal; a procuradora do MPRN, e técnica da Funasa Ana Tereza Barreto, que falou sobre o Núcleo Intersetorial de Cooperação Técnica (NICT). 

Encerrando a programação das conferências para este mês, será realizada na cidade de Caraúbas, na quinta-feira (23/03), a conferência para 27 municípios das Regiões do Médio Oeste e Alto Oeste Potiguar.
       
Setor de Comunicação Social
Israel Lucas de Souza 
Jornalista Profissional –DRT/1004
(84)3220.4744 / 99957.1661

Nenhum comentário:

Postar um comentário