terça-feira, 28 de março de 2017

Seminário sobre a conservação da Caatinga e da Água

As consequências da degradação da vegetação da Caatinga, provocando escassez de água no Semiárido, são o tema da IV Semana da Água (SEMA), promovida pela ONG Diaconia em parceria com o Fórum de Políticas Públicas de Umarizal e diversas organizações locais no próximo dia 30. A data é baseada no Dia Mundial da Água e traz o tema “A Água que a Caatinga Guarda”.

Este ano, a programação é relacionada à Campanha da Fraternidade 2017 - “Biomas Brasileiros e Defesa da Vida”, e conta com oficinas e palestras no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR), encerrando com um ato simbólico no Açude da Baixa (centro de Umarizal). O evento é aberto ao público de comunidades rurais e urbanas, e parceiros.

“O evento serve para alertar a população da cidade e do campo para o uso racional e a economia da água, pois há o equívoco de que a vinda de chuvas foi suficiente. A previsão continua sendo abaixo da média ao longo do ano, o que chama a atenção para o combate ao desperdício e para a luta contra o desmatamento”, afirma a assessora político-pedagógica Risoneide Lima. As ações também reivindicam políticas públicas de garantia dos recursos hídricos.

Segundo o físico e professor da Universidade Estadual do Ceará, Alexandre Araújo Costa, a multiplicação de obras hídricas não levou em conta as necessidades da maioria da população, e visou essencialmente ao favorecimento do agronegócio e da indústria, que consomem muito mais água em suas atividades. “O Nordeste precisa se preparar para enfrentar as mudanças globais do clima e os desafios locais de justiça socioambiental. Precisa preservar a caatinga, zelar pelos estoques hídricos das cisternas aos maiores reservatórios, e utilizá-los de forma econômica, além de reavaliar o modelo de desenvolvimento, privilegiando a agricultura familiar e atividades com menor impacto ambiental e hídrico”, destaca o professor.

Dentre os convidados, nomes de referência na temática, como o Engenheiro Agrônomo e membro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piancó/Piranhas/Açu (CBH-PPA), Procópio Lucena, que abordará a questão das mudanças climáticas. Apoiam as atividades os STTRs de Umarizal e Caraúbas, Ordem de Pastores de Umarizal (OPU), Igreja Católica e secretarias municipais.

Um comentário:

  1. Infelizmente em nosso amado município de Apodi tudo que é de errado pode ser praticado diante tanta indiferença e lerdeza de nosso povo. O tal Perímetro Irrigado da Chapada do Apodi, bancado pelo governo federal via DNOCS, com obras a ser feitas pelas larápias construtoras OAS. Odebrecht e EIT cometeram criminoso desmatamento de cerca de 10 mil hectares do bioma caatinga na serra do Apodi, tendo sido gasto vultosa quantia para desapropriações com preços superfaturados, tendo as referidas empreiteiras corruptas feito só um arremedo de obras, investindo maciçamente na campanha do Henrique Alves (Mentor do tal projeto da Morte) ao governo do estado em 2014.

    ResponderExcluir