segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Internauta Marcos fala sobre os malefícios do projeto de irrigação da Chapada do Apodi




ESTA E UMA RESPOSTA A KELLY REGINA QUE FALA SOBRE O PROJETO DE IRRIGAÇÃO, ESPERO PUBLICAR, POIS DIASSIS SO PUBLICA O QUE INTERESSA A ELE.

Kelly Regina Quando você fala em PROJETO DE IRRIGAÇÃO que deveria sair do papel, pergunto?

Alguma vez você assistiu reunião sobre o projeto de irrigação? Acredito que não, mas vamos aos fatos e bem resumidos, no decorrer do tempo postarei algumas duvidas que você venha a ter aconselho que quando houver reunião sobe este projeto você participe, para não dar opinião sem saber do que se trata, e dos malefícios que traz este projeto, que espero não ser implantado neste modelo proposto por LULA।

Ponto। Este projeto não é para os agricultores da chapada, e sim para o agronegócio, ou seja, os empresários é que ficará com as terras. Os agricultores só poderão concorrer a 8 hectares de terra, e o empresário a 48, digo como sobreviverá um agricultor com apenas 8 hectares se ele tem que pagar pela terra que um dia foi sua e ainda pagar energia e qualquer benfeitoria que ele venha a necessitar? Tudo isso é pago ao governo federal. DIGO concorrer, não significa dizer que você terá terra.

Só quem pode concorrer é o dono da terra। E os filhos onde fica? .Quem tem mais de 60 anos não concorre? Onde vão morar? Na sua casa? . Toda plantação é feita com agrotóxico, e ai vamos morrer envenenados? A cultura é determinada pelo projeto será que precisamos de cacau, ninho e outras culturas que não conhecemos.

O projeto está parado porque a população pediu socorro e o único político a ficar ao lado do povo foi FATIMA BEZERRA, esta pediu a suspensão do projeto।

O ministério publico do ceará pediu um estudo a universidade federal do ceará, devido o aumento assustador do índice de câncer no ceará , e foi constatado que o aumento de câncer foi no perímetro irrigado, inclusive a chapada de Apodi está envenenada por ser vizinho ao ceará, você quer ser envenenada? Inclusive esta equipe esteve em Apodi e alertaram, ate quem mora na zona urbana será atingido pelo veneno।

Tem mais um morador próximo ao projeto que denunciou o uso exagerado de agrotóxico, foi assassinado com 19 tiros na cabeça, este projeto também traz violência। Os pequenos agricultores que não tem condições de tocar com sua pequena terra, para não morrer de fome são obrigados a vender suas 8 hectares aos empresários e passarão de donos de terras a escravos e quem lutar por seus direitos trabalhistas, morre, foi o que aconteceu no vale do Açu .

Algumas pessoas em Apodi foram caloteadas por empresários do projeto do ceará e tiveram prejuízo de mais de 70।000,00, a empresa abriu falência e nossos conterrâneos se ferraram uma das empresas e a BELMON. Em resumo quem mora na chapada será obrigado a vender suas terras e a partir dai não sabe como será o seu futuro, muitos passaram mal quando receberam a visita do DNCS, pois estes ameaçaram os moradores da chapada, e onde está a ética destes funcionários?

No momento só, espero ter sua resposta de volta, pois tenho a certeza que você não sabia destes detalhes e este é apenas um resumo, visite o blog noticias do campo que verá a matéria sobre o assassinato do denunciante sobre agrotóxico do ceará, por segurança publicarei em outro blog. Marcos

6 comentários:

  1. concordo totalmente com o marcos, o modelo que se quer implantar na chapada do Apodi, é um modelo de uma lógica totalmente atrasada, modelo implantado durante os anos 80 por exemplo no eixo Assu-Mossoró onde se tinha uma lógica voltada para a grande empresa agrícola voltada principalmente para a indústria algodoeira e o "fim" do pequeno agricultor, conseqüência disso as grandes empresas quebraram, muitos dos agricultores expulsos foram obrigados a se deslocarem para favelas e hoje a região possui os menores IDH do estado.
    o dnocs é um órgão ultrapassado, criado a mais de 100 anos, que nunca amadureceu.

    Natan Lameque

    ResponderExcluir
  2. Qualquer pessoa que tenha bom senso, não pertença a elite política e seja a favor do povo, não concorda com esse modelo dito por esse suposto "Marcos".
    Mas, tem um detalhe que deve ser considerado neste comentário:tive o cuidado de ler atentamente a matéria postada no apodibaixodopano,onde o texto foi postado pela primeira vez e que o "Marcos" pensava ser de Kelly Regina e o que vi foi a defesa de um projeto de irrigação completamente diferente desse que é posto aí, isto porque o autor defende outra coisa. Vejaamos:

    Por que não aproveitamos a nossa grande barragem para fazer os agricultores produzirem o ano todo? Devemos lutar por esse projeto de irrigação, devemos desenvolver um trabalho conjunto com a EMATER/RN dando o conhecimento e acompanhamento necessário para os agricultores, devemos garantir a compra da produção do pequeno agricultor para as nossas merendas escolares do município e quem sabe do estado, devemos atrair uma usina de castanha para aproveitar a nossa castanha de caju, devemos aproveitar as nossas frutas para produzir polpas, devemos promover feiras agrícolas para estimular os negócios em nossa cidade e por fim fazer os agricultores produzirem não somente o que comer, mas também para que possam ter sua vida socio-econômica ativa e desenvolvida.

    É bem verdade que a pessoa cita o projeto de irrigação que já existe, mas não há defesa a favor dele, a defesa na verdade é por um projeto que beneficie o agricultor de Apodi.

    É melhor que deixemos de proveitos sensacionalistas porque isso é o que mais está acontecendo. Pegam um comentário inteligente e colocam como matéria de blogs, muitos somente olham para quem postou e onde foi postado para tirar as conclusões mais descabidas e absourdas.

    Se o Senhor Josenias tiver coragem de postar este comentário, pelo menos estarei ajudando a alguem a não passar por mal entendidos com ja vi acontecer varias vezes nesse blog.

    ResponderExcluir
  3. AGRÔNOMO

    Marcos sou formado em agronomia e para o melhor seria a implantação do projeto, pois certamente teria emprego. Mais o projeto seria mais malefico do que benefico para Apodi, porque? iria gerar emprego? iria sim, mais escravo. digo porque tenho amigos que trabalham na Nolem em mossoro e ganha 1000 reais, onde o agronomo era pra ganhar por baixo 6 salarios minimos e onde o piso é 9 SM. alem de questoes tecnicas, voce esqueceu de que com a irrigiação vai ocorrer a diminuiçao do lençol freatico (daqui uns anos a agua de apodi vai ficar "fria" como a de mossoro) devido ao grande uso, além da salinidade do solo, e os empresarios não vao querer reverter a salinidade, pois eh muito caro e é mais barato comprar outra terra (ocasionando o abandono) fato comum em baraúna, e por fim o uso descriminado do agrotoxico, sem respeitar o periodo de carência (tempo minimo necessario entre a ultima pulverizaçao e a colheita, que depende de produto para produto), e as milhares de aplicações do produto numa mesma colheita. Lembro de um professor da disciplina de FItotecnia II dizer que no ciclo de produçao da uva a média de aplicação de agrotoxicos era de 48 vezes, isso eu perguntei, professor a gente ta comendo veneno forma de uva, ele disse eh verdade. Ele disse a "vantagem" de ser professor dessa matéria é que eu tenho noção dos produtos mais invenenados e com usso eu faço uma seleção, quando não tem produtos orgânicos, e para terminar eu visitei um projeto parecido em Souza na Paraíba e aconteceu o mesmo problema que o marcos falou os pequenos vendendo aos grandes, ou vendendo a outros por nao ter condições de arcar com muitos gastos, principalmente energia. (Não coloco mais coisas porque estou muito ocupado, qualquer duvida eu escrevo mais)

    EU GOSTEI MUITO DO TEXTO DO MARCOS, APESAR DE NÃO O CONHECER, E QUERIA QUE AS PESSOAS LEIGAS NÃO ESCREVESSEM QUALQUER COISA, PARA NÃO ILUDIR QUEM NÃO TEM MUITO CONHECIMENTO SOBRE O ASSUNTO, PORQUE ISSO É CRIME. FALAR A VERDADE ACIMA DE TUDO. E A ESSA MENINA KELLY, PROCURE SABER DAS COISAS ANTES DE ESCREVER.

    ResponderExcluir
  4. Josenias,

    Porque vc não postouo questinamento que fiz em um comentário? Perguntei ao sr. marcos se ele prefere ver os agricultores tendo que quebrar pedra para ganhar 0,50 centavos por milheiro?

    ResponderExcluir
  5. Já eu não sei quem é o anônimo nº 2, mas vou fazer jus as que foi escrito por ele. Realmente no texto que dizem ser de Kelly, mas não é, até o próprio Marcos pediu desculpas num comentário por ter se referido a ela, não há nenhuma defesa a favor de projeto que envenene, nem acabe com água e nem que escrevize ninguém. Na verdade, o que se fala é em um projeto que viabilize melhorias para os apodienses. Porém, vejo também que a todo momento há alguém querendo desviar a discussão para o lado da POLITICAGEM, que infelismente é a única coisa que tem sido feita ultimamente.

    E HAJA GENTE QUE SE FAZ DSE LOUCO!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Meu nome Tiago, Parabéns pelo seu trabalho, você tem algum trabalho que fala sobre necessidade de água do alface em milimetro.

    ResponderExcluir