quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Internauta Kelly Regina debate sobre projeto de irrigação da rica Chapada do Apodi


Inicialmente quero lembrar que o texto não é de minha autoria, apesar de concordar com tudo que está escrito. Assim como o agrônomo Marcos, também tenho alguma experiência no ramo, já que cursei até o 5° período do mesmo curso e posso dizer que não sou leiga no assunto. Alguns assuntos foram abordados pelo especialista como a salinização, o exagero no uso de agrotóxico e a redução no lençol freático.

São todos fatores subjetivos que apenas acontecem em função do mau uso do HOMEM, ou seja, não são conseqüências diretamente ligadas a irrigação। SALINIZAÇÃO - Ocorre quando usamos o solo sem fazer o manejo necessário, ou seja, sem repor os nutrientes, sem deixar a terra descansar, uso excessivo e irresponsável, a irrigação não causaria isso.

USO ABUSIVO DE AGROTÓXICO - Poderia também ajudar na salinização, mas uma coisa que depende de quem irá plantar e de uma fiscalização que poderia ser feita pelo próprio município em um período como de 6 em 6 meses, o que também não seria causado pela implantação do projeto de irrigação। REDUÇÃO DO LENÇOL FREÁTICO - A água do lençol freático de Apodi nem seria utilizada, mas sim a da própria Barragem, a qual foi feita exatamente para esse tipo de coisas, um reservatório de água que serve para abastecer e irrigar principalmente as áreas rurais de uma cidade na época da seca.

Iria reduzir seu nível de água? Sim, na época da seca, mas as chuvas como essas que iremos receber agora elevaria esse nível o normalizando novamente। Gostaria de saber, na visão do agrônomo e do blogueiro para que realmente foi feita a Barragem de Santa Cruz se não para abastecimento, irrigação, prevenção.

Logicamente que esses fatores lembrados pelo especialista são válidos para uma prevenção, os quais seriam evitados quando ensinamos a quem vai usar a terra a maneira correta de se fazer o trabalho sempre visando preservar o bem natural, assim como fiscalizando os pequenos agricultores e também as grandes empresas que poderão vir para nossa cidade, tomando como referencia o que acontece em Baraúna por falta de responsabilidade das empresas e também do município।

O que realmente não pode acontecer é termos a 2° melhor terra do mundo de um lado e um dos maiores acúmulos de água do outro sem fazer com que tais se encontrem e dêem segurança ao apodiense da zona rural (lembrando que somos uma cidade mais rural do que urbana e dependemos da agricultura) que depende da agricultura fique a esperar inverno bom, tendo "água no quintal" sem poder utilizar por causa de algo que poderá acontecer ou não। Caso algum dia o Projeto de Irrigação da Chapada do Apodi chegar a sair do papel, a certeza que teremos é de que o agricultor vai poder plantar o ano todo sem ter medo de ver seu gado morrer, como aconteceu ano passado, por causa de um inverno fraco.

Enviado via comentário ao Blog

11 comentários:

  1. ESTA SIM É VISIBILIDADE INTELIGENTE, SEM DIRECIONAMENTO POLUTITIQUEIRO, SEM SENSACIONALISMOS, NO MAIS POPULAR:
    "SEM PUXAR A SARDINHA PARA UM LADO MAIS DO QUE PARA O OUTRO".

    Além do mais continuo dizendo, não vi em nenhum dos textos publicados no apodibaixodopano algo que, pelo menos chegasse perto da defesa de projeto que viesse causar tais fatores destrutivos. Precisamos ter mais capacidade de interpretação das coisas.

    ResponderExcluir
  2. Kelly parabéns pela resposta!

    Acho que não é preciso dizer mais nada, simplesmente o agronomo esqueceu de ir as aulas de interpretação de texto e Josenias talvez tenha esquecido também.

    ResponderExcluir
  3. gente vão procurar o que fazer deixe de serem papangús discutindo coisas que não tem sentido es~tão usando blog para disputa de grupos políticos . vão lavar roupa.

    ResponderExcluir
  4. kelly, aconselho voce a procurar saber como é o projeto de irrigação da chaada, pois o que esta sendo questionado e repudiado pelo povo da chapada, é que estes agriculores que la moram terão que sair de suas terras,e pra onde este povo vai, se este projeto fosse para quem mora na chpada ai concordaria com voce, o povoteria agua e ai teriamos que ter a fiscalização, mas o maior problema que vemos é que todos terão que sair de suas terras, e vão morar onde? por isso não defenda um projeto que voce não sabe como será executado, obrigado.

    ResponderExcluir
  5. essa kelly sabe pelo menos onde fica a chapada do apodi, ela deveria fazer uma coisa: aprender a tratar fato, seria mais proveitoso porque ela não dá uma dentro véio. diabo essa meninba pensa que é. mulher vou te dar um conselho se cale é mais proveitoso.OLHA EU TE CONHEÇO VC REALMENTE É TAPADA MESMO.

    ResponderExcluir
  6. se odeia a kely deita na br, pq ela é boa mesmo

    ResponderExcluir
  7. gente, acho que a discussão deveria se dar a partir de fatos, todo mundo consegue v que terra seca para terra irrigada apresentaria um enorme diferença. o problema é o modelo q se tem proposto para a implantação dessa irrigação, é um modelo implantado visando a grande empresa, não o pequeno agricutor, acarretando desapropriação de muitos dos agricutores da chapada, temos exemplos de modelos muito parecidos com o que se tenta implanta aqui, como o vale do assu,o vale do jaguaribe, entre outros, todos quebraram e geraram riqueza para os Ricos, miseria para os pobres
    tentem buscar dados economicos que mostrem o desenvolvimento dessas aréas, verãoo que estou falando, comparando os dados com os anos 80 (QUANDO SE IMPLANTOU O PROJETO),

    ResponderExcluir
  8. inveja mata .o fato de kelly ter conhecimento estar encomodando se nao porque estar dando tanto o que falar .o pior é q ela nao é a unica apenas mais uma, entendeu mané?

    ResponderExcluir
  9. valeu kelly !vc e´a cara!

    ResponderExcluir
  10. que conhecimento, agua em terra seca é muito bom, todo mundo sabe, num precisa fazer 5 períodos de agronomia não para saber

    hehehe

    ResponderExcluir