quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Defesa Civil de Apodi contra aumento da vasao da Barragem de Santa Cruz‏




O Coordenador de Defesa Civil de Apodi, Marcilio Reginaldo acompanhou o Secretário de Defesa Social de Mossoró Álber Nobrega, que é responsável pela defesa civil, nesta terça-feira (25) à barragem de Santa Cruz, em Apodi, para verificar o nível do reservatório. A ideia inicial do coordenador da defesa civil municipal de Mossoró, era solicitar do Governo do Estado a abertura das comportas da barragem para evitar o transbordamento do Rio Mossoró.

Mas está fora de cogitação a possibilidade de neste momento aumentar a vasão da comporta da barragem, pois seria fazer o Município de Apodi sofrer duas cheia no vale. Uma pela antecipação das chuvas se aumentar a vasão, outra pela sangria da Barragem.

De acordo com as experiências vividas no vale do Apodi, o pedido da Defesa Civil de Mossoró afetará diretamente as comunidade ribeirinhas de Apodi, Felipe Guerra e Governador Dix-Sept Rosado causando prejuízos que não poderão ser ressarcido pelo governo; mesmo aumentado a abertura da comporta, não resultará em prevenção para Mossoró. A Região de Mossoró faz parte da foz do rio Apodi / Mossoró que em tempos de cheias estará sempre inundando.

Um dos procedimentos que deve ser o de prevenção aos efeitos das cheias por partes das Secretarias de Mossoró. que pode ser a limpeza de bueiros e galerias pluviais em vários pontos da Cidade e orientar as comunidades ribeirinhas do rio dentro do Município de Mossoró.

O Município de Apodi está aberto as discussões e as parcerias para melhor lidar com a situação de risco de enchente na região Apodi / Mossoró, auxiliando nas informações, prestando esclarecimentos e sendo solidário. Atuaremos da mesmo forma que atuamos em 2009.

Marcilio Reginaldo - 9622: 1118 - Coordenador da Defesa Civil de Apodi

Nenhum comentário:

Postar um comentário