segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Governo apresenta relatório de chuvas e medidas preventivas no RN











Fotos de 2008 – Arquivo pessoal


Na tarde desta segunda-feira no auditório da Governadoria, representantes da Defesa Civil, Emparn e Secretaria do Estado de Justiça e Cidadania concederam entrevista coletiva acerca das providências tomadas nos municípios potiguares atingidos pelas chuvas.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil do Rio Grande do Norte, tenente-coronel Acioly foram vistoriadas as áreas de riscos dos municípios de Jucurutu, Tangará, São Paulo do Potengi, Assu, Ipanguaçu e Apodi. A situação de maior risco é no açude Guarita no município de Tangará, distante 88 km de Natal, onde uma das paredes ameaça se romper em caso de chuvas maiores e pode inundar os municípios de Boa Saúde, Nísia Floresta, São José de Mipibu, Monte Alegre e Lagoa Salgada. Medidas paliativas estão sendo tomadas pelo Corpo de Bombeiros para a reparação da estrutura que está interditada.

Nesta semana equipes da Defesa e Corpo de Bombeiros farão vistorias nos municípios de Caicó, Mossoró e Pau dos Ferros. Na reunião ainda foi explicado sobre a Lei 12.840/10 que institui o Sistema Nacional de Defesa Civil, e os casos em que os municípios podem decretar estado de calamidade para contar com benefícios do Estado e Governo Federal.

Segundo o secretário de Justiça e Cidadania, Thiago Cortez o período de chuvas mais intensas deverá ocorrer no RN entre os dias 15 de março e 15 de abril, os responsáveis pela defesa civil dos municípios devem cadastrar as famílias situadas em áreas de risco e os locais para abrigo em caso de enchentes.

Previsão

De acordo com o gerente de meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot, nas próximas 72 horas poderá haver precipitações acima de 50 mm na região Oeste do RN em: Água Nova, Alexandria, Coronel João Pessoa, José da Penha, Luís Gomes, Major Sales, Marcelino Vieira, Paraná, Rafael Fernandes, Riacho de Santana, São Miguel, Tenente Ananias e Venha Ver; e na região do Seridó: Jardim de Piranhas, Serra Negra do Norte e Timbaúba dos Batistas.
Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR, com informações da repórter Erta Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário