domingo, 20 de julho de 2014

Uern testa extrator de suco a vapor em localidade rural de Apodi

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) testou um dos extratores de suco a vapor, adquirido com recursos do Prêmio Santader “Universidade Solidária”, no sítio Córrego, município de Apodi.

O equipamento foi conquistado pelo projeto do professor Vinicius Claudino, da Faculdade de Ciências Econômicas (FACEM).

A comunidade que foi capacitada para evitar o desperdício de frutas tanto com a produção de sucos quanto de subprodutos como doces, biscoitos, barras de cereais e geleias, pôde experimentar uma das máquinas que tem capacidade para 10 litros de suco.

Antes, representantes das cooperativas agrícolas do Vale do Apodi e de outras instituições como IFRN e Sebrae, discutiram a necessidade de elaboração de projeto de implantação de uma unidade de comercialização dos produtos a serem produzidos a partir do uso do equipamento.

O projeto vai trabalhar com duas frutas da região: goiaba e cajarana, embora variedades como abacaxi, manga, acerola e outras estejam no planejamento.

Para encontrar o teor de qualidade que o projeto almeja para entrar no mercado, estão sendo feitos alguns testes onde são encontrados os níveis de maturação da fruta e a forma como deve ser usada, se com casca ou sem casca, passando pela avaliação do briefing (teor de açúcar).

O suco é extraído numa temperatura entre 70º e 86º graus.

Fonte: Cesar Santos - Jornal de Fato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário