sexta-feira, 11 de julho de 2014

Câmara Municipal Legislativa realiza Audiência Pública em Arez




No último dia 08 de julho, foi realizada uma audiência pública na Câmara Municipal de Arez-RN sob a presidência do Vereador Raniere Iduíno de Oliveira que contou a participação maciça da população onde diversos moradores, comerciantes,  estudantes, funcionários públicos, Secretários Municipais, e entidades de classe daquela Urbe discutiram os parâmetros e prioridades do planejamento  do Projeto   Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO para o ano de 2015. 

A reunião aconteceu na Câmara Municipal, foi de iniciativa do próprio Poder Legislativo, haja vista, o Poder Executivo não ter realizado nenhuma audiência Pública ate a presente data conforme prevê a Lei 101/2014 em seu artigo 148 § único.

A audiência foi coordenada pela Comissão de Finanças e Orçamento, Presidida Pelo vereador Luduvico Pessoa de Souza. 

O evento  teve a colaboração do Professor Francisco Simão, que fez  uma explanação sobre o objetivo da Audiência Pública,  explicando sobre o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentária, depois da apresentação, foram abertas as discussões com participação da comunidade.

 Durante a reunião os presentes  tiveram uma participação bastante ativa, fazendo perguntas e sugerindo mudanças a serem  feitas  no projeto de Lei de Diretrizes Orçamentária para 2015.

O Presidente do Poder Legislativo, Ranieri Iduíno de Oliveira, informou que  caso os vereadores depois de ouvir  a comunidade entenda haver a necessidade poderá alterar  a LDO. “ estudaremos com cuidado todos os pontos, faremos uma avaliação criteriosa, avaliando o que foi discutido e proposta pela comunidade na audiência pública, observaremos as áreas que precisam de   mais investimento, e assim, por meio de emendas parlamentar faremos as modificações cabíveis e necessárias na forma da Lei ” Declarou Ranieri Iduino.

O Presidente declarou ainda que, “ Essa audiência foi à  oportunidade que a população teve para aproximar-se  do poder público e  falar dos  seus anseios, o que me  causou estranheza foi o fato do Poder Executivo não ter realizado nenhuma Audiência Publica. Contudo o Poder Legislativo, sabendo da importância da Lei de Diretrizes Orçamentária, resolvemos por meio da Comissão e Finanças, realizar tão importante Audiência, creio, que nada mais fizemos que o cumprimento do nosso dever de legislador, e com isso, assegurar a população de poder sugerir sobre  quais áreas ela acha mais importante receber investimento do dinheiro público.” falou assim Ranieri Iduino.

A LDO servirá como base para a elaboração posterior da Lei Orçamentária Anual, que definirá e detalhará para que áreas e como os recursos arrecadados pela administração municipal devem ser investidos.

A Comissão de finanças e vereadores receberam propostas e sugestões da comunidade  de 10 a 18 de julho.

Por. Heldo Pessoa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário