segunda-feira, 21 de julho de 2014

Redes sociais adquirem importância nas eleições deste ano

Nessa fase da campanha eleitoral, quando os programas de rádio e televisão ainda não foram ao ar, as campanhas dos candidatos concentram atenção nas redes sociais. Todos os cinco postulantes ao Governo estão com atuações nas mídias sociais, inclusive com equipe específica para tal tarefa. 

O Facebook e Instagran estão sendo usados por todos os candidatos ao Executivo. Já o Twitter deixou de ser usado apenas pela sindicalista Simone Dutra (PSTU). 

As equipes dos candidatos ao Governo traçam estratégias distintas para o uso das redes sociais, mas, em comum, elas têm o fato de buscarem, a partir das plataformas, a divulgação do nome das propostas dos postulantes à sucessão de Rosalba Ciarlini. 

O deputado federal Henrique Eduardo Alves, que disputa o Governo do Estado pelo PMDB, está atuando em quatro plataformas das redes sociais: Facebook, Instagran, Twitter e Youtube. O Twitter tem sido usado para notícias mais instantânea. Um exemplo disso é quando o candidato do PMDB concede uma entrevista, há postagens simultâneas das declarações dele. O advogado Araken Farias, candidato ao Governo pelo PSL, disse que a equipe de campanha está trabalhando “intensamente” com as redes sociais. No entanto, ele avaliou que esperava um retorno maior. “Acredito que agora que terminou a Copa do Mundo a campanha nas redes sociais terá um crescimento significativo”, comentou. 

O candidato do PSL está atuando no Facebook, Twitter e Instagran. “Estamos fazendo o suficiente e as curtidas (termo usado no Facebook) estão aumentando significativamente”, observou, acrescentando que faz um acompanhamento das postagens a partir de gráficos gerados. 

O professor Robério Paulino, candidato ao Governo pelo PSOL, disse que está centrando a comunicação das redes sociais principalmente no Facebook. A estratégia de trabalho é a formação do grupo “Mil com Robério”. “Até o final da campanha esperamos estar com mil pessoas compartilhando tudo que postamos nos Facebook, hoje temos já mais de 200 pessoas”, comentou o candidato. 

O vice-governador Robinson Faria (PSD) está usando quatro plataformas nas redes sociais, o Twitter, Instagran, Facebook e Flicker. Além disso, o candidato também entra com a comunicação através de um site próprio, que atua como o grande gerenciador de conteúdo. 

A campanha da candidata do PSTU Simone Dutra está atuando em duas plataformas das redes sociais: Facebook e Instagran. Além disso, também está sendo mantido um site e postadas mensagens via whattsap. 

Fonte: Marcos Antonio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário