quarta-feira, 26 de março de 2014

Servidores e policiais param serviços no ITEP e em delegacias

Paralisação de 48 horas teve início na manhã desta quarta-feira, com grande adesão das categorias em todo o RN.

A manhã desta quarta-feira (26) foi de fortalecimento da paralisação dos servidores do Instituto Técnico-Científico de Polícia e policiais civis. As categorias pararam os serviços na sede do ITEP, tanto em Natal como em Mossoró, bem como fecharam as delegacias de bairros e especializadas, mantendo somente as plantões.

A paralisação de 48 horas teve início por volta das 8h, com concentração na sede do SINPOL-RN, na Cidade Alta. De lá, os servidores do ITEP foram para a sede do órgão, na Ribeira. A Diretoria do Sindicato também foi até a unidade, distribuir crachás que pedem a Legalização do ITEP e Estatuto Já.

Alguns servidores se queixaram que estariam sendo constrangidos por membros da diretoria do ITEP por usarem o crachá e até mesmo impedidos de entrarem em suas salas de trabalho, já que estão em greve.  A vice-presidente do SINPOL-RN, Renata Pimenta, entrou no Instituto para conversar com os servidores e lembrou que o direito a paralisação é instituído por lei e eles não devem se sentir acuados por possíveis ameaças por parte da direção.

Os Diretores do SINPOL-RN também afixaram cartazes no interior do ITEP, mesmo diante de negativa por parte do coronel Mendes, chefe de Gabinete do Instituto, que queria impedir esse tipo de ação. “O Sindicato e os servidores estão atuando dentro da legalidade e, mais do que isso, agindo em prol da legalidade do ITEP. Há 30 anos vivemos essa situação e chegou o momento do Estatuto moralizar esse órgão”, destacou Renata Pimenta.

Com a paralisação dos serviços no Instituto Técnico-Científico de Polícia, somente está sendo feita a remoção de corpos em locais de crimes e casos de flagrantes. Na frente do órgão, os servidores entoaram gritos de ordem e chegaram a cogitar uma paralisação por tempo indeterminado, caso o Governo do Estado continue sem dizer pelo menos onde está o projeto do Estatuto do ITEP e não encaminhá-lo para a Assembleia Legislativa.

Delegacias fechadas
No âmbito da Polícia Civil, vários grupos saíram do SINPOL-RN, no início da manhã, para visitar as unidades e orientar os colegas policiais a não realizarem nenhum tipo de procedimento, deixando essas atividades para as delegacias de plantões. Na pauta dos policiais civis, consta a cobrança por acordos feitos com o Governo na greve de 64 dias do ano passado, mas que até agora não foram cumpridos.

Os policiais querem, por exemplo, mais efetivo, com a nomeação e realização de novo curso de formação para os concursados ainda do ano 2009, bem como melhorias nas condições de trabalho e reajuste salarial. Na tarde desta quarta-feira, os servidores do ITEP e policiais civis voltam a se reunir e pretendem realizar um grande ato público.

INFORMAÇÕES:
Djair Oliveira (presidente) 
(84) 9986 2194 - Operadora Claro
Renata Pimenta (vice-presidente)
(84) 9988 1018 - Operadora Claro

ASSESSORIA DE IMPRENSA
Thyago Macedo
(84) 8139-6300 - Operadora Vivo

Twitter: @sinpolrn
Fanpage Facebook: sinpolrn 

Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública do RN - SINPOL/RN
SEDE NATAL: Av. Rio Branco, 825 - Cidade Alta - Tel (84) 3222-7779
SEDE MOSSORÓ: Rua Lopes Trovão, Nº 159 - Centro - Tel (84) 3316-5636

Nenhum comentário:

Postar um comentário