segunda-feira, 10 de março de 2014

Escola Municipal tem bolsistas lecionando no lugar de professores

Bolsistas não podem assumir salas de aulas no lugar de professores. Apesar de ser proibida a prática é comum nas escolas municipais de Apodi, caso da Escola Municipal Francisco Targino da Costa no Distrito de Soledade, que representa um risco para a formação dos futuros profissionais e também para a formação dos estudantes, já que hoje a escola conta com 04 estagiários, ou bolsistas nessa situação.

Essa prática vai totalmente de encontro ao discurso do agora prefeito e professor, Flaviano Monteiro, que pregava justamente que isso não era concebível acontecer, mas agora usa como argumento que os professores na querem se aposentar, ou seja, pra mim conversa pra boi dormir, afinal na boca tudo era possível, mas hoje na prática nada pode, mas vai entender afinal esses cargos de bolsistas servem como uma espécie de acomodação política, pois ainda lembro que pessoas formadas não puderam trabalhar porque eram casadas com um opositor.

Por questões éticas não citamos nomes, mas verificamos que, por exemplo, um bolsista, estuda em uma determinada área, apenas no segundo período, e leciona outra matéria totalmente diferente, ou que se caracteriza como um grande erro, e prejudicial aos estudantes da Chapada do Apodi.

Esse fato tem preocupado os pais dos alunos é a falta de professores na escola. “Fica complicado, pois com um professor formado a situação era diferente, com um ensino de um profissional” disse uma mãe que pediu para não se identificar.

Conversamos com um amigo professor, formado e especialista que nos afirmou que, tantos os alunos quanto os bolsistas são prejudicados com a situação. “É ruim para as duas partes porque o estagiário não tem o domínio e segurança para a realização do processo educativo, seja o conteúdo ou o relacionamento com os alunos” relatou.

21 comentários:

  1. Tem uma monte de profrssores concursados fora de sala de aula.

    ResponderExcluir
  2. BOLSISTAS NO ESTADO,E PROFESSORES ENSINANDO EM ÁREAS DIFERENTES E ATÉ MATERIAS SEM PROFESSORES NA ALTURA DO CAMPEONATO TEMOS NOS COLÉGIOS DO ESTADO E NO MUNICÍPIO SEMPRE P TEVE TAMBÉM.FUNCIONÁRIO DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESTADUAL DE APODI.PORQUE ANTES VC NADA DO NORMAL MOSTRAVA???

    ResponderExcluir
  3. pior era em gestões passadas que alem de professores em alguns meses de inicio de aula,faltava também merenda escolar e carteira e vcs da imprensa escondiam tudo ...porque,qual era o mistério?kkkkk

    ResponderExcluir
  4. Na Escola Lindaura Silva tem mais 05 bolsistas.

    ResponderExcluir
  5. no passado tinha muito mais e o pior até gente que ganhava e não dava aula.hj no estado tem....

    ResponderExcluir
  6. é o prefeito fazendo grandes obras e açoes ,como o transformação e a imprensa com picuinhas,coisinhas,ei voces não sair do alicerce...kkkkk

    ResponderExcluir
  7. Não! a imprensa não escondia...ou vc do comentário 19:55 se esqueceu que o blog apodidebaixodopano, mostrava tudo ao povo... e agora eu acho que esse blog nem existe mais...

    ResponderExcluir
  8. Ah meu Deus, Josenias, hahahaha...e isso não acontecia antes? Eu fui bolsista e posso le garantir que minha capacidade de ensinar é maior do que muitos professores formados que se acomodam, não planejam, não mudam sus metodologia de ensino. Com certeza os alunos podem afirmar que muitos bolsistas são nem mais preparados do que professores em sala de aula, completamente acomodado, se achando donos do saber, e nem se quer sabem usar um computador para elaboração de provas ou preenchimento de diários. E enquanto aos bolsistas da gestão passada? e isso de bolsista em segundo périodo é uma mentira fora do normal, já que o IEL só aceita a partir do terceiro....Vai se informar antes de mentir... ou vai passar por mentiroso!

    ResponderExcluir
  9. Mentira, em soledade, na gestao passada tinha sim maioria de progessores concursados. nada contra os bolsistas, o problema e que os professores que ganham para trsbalhar nao querem, ficam protegidos, fora de sala de aula. Antes nao tinha problema de merenda.

    ResponderExcluir
  10. caro blogueiro na neval machado em carnauba seca quem ensina são as filhas das professoras,pode isso,,,,,,,

    ResponderExcluir
  11. no nucleo do lindaura é quase só bolsista

    ResponderExcluir
  12. Vá la no seu campo de pesquisa, Soledade e faça uma pesquisa do método de ensino dos professores e efetivos e dos bolsistas, e olhe o resultado. Vá la no Lindaura e faça a mesma pesquisa, onde você andar verá que os iniciantes são bem melhores, afinal de contas os bolsistas estão estudando e os método de ensino de hoje é bem mais eficaz. Analise que logo passam nos concursos públicos, diferente desses outros que nem especialistas são.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. q vergonha esta gestao de tudo da rsrsrssr este prefeitinho nao abre o olho ainda tem gente baixo nivel q diz ta bom

      Excluir
  13. 04 não são 08 bolsista na Escola de Soledade

    ResponderExcluir
  14. A realidade é que muitos professores da rede municipal de Apodi estão ultrapassados e deveriam estar aposentados, parabéns aos bolsistas pelas ótimas aulas e pelo esforço em tentar fornecer uma educação atualizada e de qualidade! Apodi ainda tem muitos dinossauros em salas de aula, devem se aposentar!

    ResponderExcluir
  15. Eu sou da comunidade de Soledade e aqui sempre teve bolsistas, além do mais, na antiga gestão existia pessoas que a diretora ou sem lá quem permitiu que fosse p sala de aula ensinar detalhe, umas só tinha o ensino médio uma outra era de menor, isso tudo porque era da mesma família que todos sabem qual é a família q mandavam aqui. Hoje essa panelinha acabou e é por isso que em muitos com raiva, pq o certo está sendo feito, e bolsistas podem trabalhar sim e é tudo de acordo com a lei e com o que EMPRSA IEL pede... Poste ai por favor!

    ResponderExcluir
  16. Vocês vão enlouquecer, o certo incomoda muita gente mesmo, ninguém inveja o feio e nem muito menos o errado! Se preparem tem mais pra vir. Avante Apodi! Viva a Liberdade! Parabéns Ocelino os bolsistas que fazem acontecer na educação!

    ResponderExcluir
  17. Que palhaçada!!! Sempre existiu bolsistas ensinando no lugar de professores, e só agora estão vendo isso? Convido voçê caro Josenias a passar um só dia dentro de uma sala de aula, e daí tirar as suas próprias conclusões. Sei que não é certo, mas porque só agora está mostrando isso? Quem sempre fica mamando, tem sempre algo a esconder... Reveja sua opinião!!!

    ResponderExcluir
  18. Bolsistas são profissionais na reta final da formação, caro Josenias e na maioria das vezes tem uma atuação mais incisiva do que os profissionais que já atuam há muito tempo...com isso não quero descaracterizar nenhum profissional, mas o bolsista pelo desenvolvimento do seu trabalho intelectual ( isso, acontece com o aval das universidades, inclusive com recomendação, não é á toa que atualmente eles ganharam o direito de serem remunerados, portanto, o trabalho dos bolsistas não pode ser questionados do ponto de vista de substituir qualquer profissional... cuidado que os bolsistas podem te notificar como assédio moral.

    ResponderExcluir
  19. Se eu ainda fosse bolsista, iria questionar isso. Meu querido e "desistudado" Josenias, Qual será a melhor educação, a escola pública ou a privada? com certeza a privada. agora va lá e pergunte quantos deles ainda estão em formação, tem uma escola que a professora de espanhol só tem o 5° período, ensina lá porque ja morou fora e domina a lingua falada, não o conteúdo. Agora me diz: A escola privada tem professores concursados? Affffffff.....Em uma escola da zona rural até 2012 tinha uma bolsista que nem ensinar sabia, escrevia "PROTUGUES". E não foi nessa gestão. e agora o que você me diz? publique o que deve rapaz, não acabe com o papel do profissional que é o bolsista, todos estão estudando e se especializando!

    ResponderExcluir