quinta-feira, 31 de março de 2011

Prefeitura do Apodi adere ao Programa “Balde Cheio”

APODI – Como forma de incentivar o homem do campo e manter o município de Apodi entre os maiores produtores de leite do território potiguar. A prefeita da cidade, professora, Goreti Silveira Pinto (PMDB), assinou na manha dessa quinta-feira, o Termo de Adesão ao Programa Balde Cheio – Projeto de Incentivo a Cadeia produtiva da Bovinocultura leiteira com uma duração de dois anos.


A solenidade de assinatura do Termo de Adesão ao Programa Balde Cheio aconteceu no Palácio Francisco Pinto, sede do executivo apodiense e contou com a presença do gerente da Agencia local do Banco do Nordeste, Maykel Alexandre Alves, Agente de Desenvolvimento do Banco do Nordeste, João Cavalcante, Secretário Municipal de Agricultura, Eron Costa, Coordenador de Agricultura, Fabio Roberto e o técnico responsável pelo Programa Balde Cheio, Antonio Evandir de Souza e varias outras autoridades do município de Apodi. Prefeitura do Apodi ficou responsável pela contrapartida de R$ 12.000,00 (Doze Mil Reais).


Em Apodi o Programa Balde Cheio será executado através da Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos, Banco do Nordeste, Embrapa Gado de leite, SEBRAE e SENAR. O Programa Balde Cheio disponibiliza tecnologias simples, baratas e eficientes aos pequenos produtores. A unidade demonstrativa atua com tecnologias aplicáveis em condições semelhantes às da propriedade e transmitidas na forma de exemplo prático e concreto.


Dessa forma, o produtor poderá aumentar a produção e melhorar a eficiência na aplicação dos recursos disponíveis. O programa proporciona também melhorias na assistência técnica, através da capacitação de profissionais. Para a prefeita, Goreti Silveira Pinto, o município tem a obrigação de fomentar a produção dos pequenos produtores.


“O Balde Cheio esta chegando para incentivar a produção de leite, pois essa é uma atividade que garante a renda mensal para muitas famílias que atuam no campo da criação de gado em todo o município de Apodi”, comentou a prefeita. O Balde Cheio já existe em 23 Estados.


As propriedades onde são desenvolvidas têm o perfil de serem de agricultores familiares, terem o leite como principal atividade, a produção média é inferior a 100 litros de leite por dia, a área costuma ser de menos de 20 hectares, além de terem bons animais em grande parte do rebanho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário