quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Eleição ´solteira` e feriado de Finados podem aumentar abstenção no 2º turno



O cientista político da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) Hermes Zaneti faz um alerta sobre o risco de aumento de abstenção de votos no segundo turno das eleições, marcado para o dia 31. Segundo ele, a razão seria o fato de o segundo turno presidencial ser uma eleição “solteira” para a maioria da população.

“Em muitos estados [18] não vai haver segundo turno para governador, assim como não teremos em nenhum mais eleições para senador, deputado federal e deputado estadual, que são agentes mobilizadores. Não há um motor mobilizador do eleitorado para o dia da eleição”, avaliou em entrevista hoje (6) pela manhã no programa Revista Brasil, da Rádio Nacional.

De acordo com ele, a proximidade do dia da votação – domingo (31) – com o feriado de Finados, que será na terça seguinte, dia 2 de novembro, também pode desmotivar o comparecimento dos eleitores. “A data escolhida é absolutamente inoportuna”, criticou ao dizer que o novo turno das eleições está marcado entre “datas que as pessoas querem aproveitar para o seu lazer e viagem”.

Para o cientista político, as abstenções revelam o “desencanto” dos eleitores. “Não é imotivado isso, basta lembrar os episódios a que nós assistimos – quer em nível regional, quer em nível federal”, disse. Na opinião do acadêmico, “isso é um chamamento aos partidos, às lideranças, e à própria estrutura democrática que com tanta dificuldade se conquistou no país”.

Apesar das críticas, o professor defendeu o comparecimento de todos eleitores na votação. “A população precisa participar. Não é porque o voto é obrigatório, mas porque é a oportunidade do exercício da cidadania. Neste momento, o poder está na mão de quem detêm o voto.”

Hermes Zaneti também reconheceu a importância das eleições em dois turnos. “São apenas dois candidatos. Aí há realmente o confronto de propostas, o que no caso específico desta eleições nós não tivemos”, lembrou.

No primeiro turno das eleições, 24,6 milhões de pessoas deixaram de votar (18,12% dos eleitores).

Da Agência Brasil

2 comentários:

  1. [ Politica ] APODI AINDA É 02 PARTIDOS ( VERDE E VERMELHO )

    Os últimos números das eleiçoes são claros que a cidade do Apodi interior do estado ainda é o tradicional verde e vermelho ou bacurais e bicudos e tão cêdo isso não irá mudar por lá, vamos aos números ou as provas claras já que os números não mentem jamais:

    A votação expressiva do candidato FLAVIANO MOREIRA MONTEIRO que obteve 11.608 votos dos 02 lados bacurais e bicudos e contando com uma ajuda histórica do deputado FÁBIO FARIAS ao contrário de GILBERTO OLINTO QUANDO OBTEVE MAIS DE 7.500 VOTOS que não tinha em que andar na época nos revela o desejo da cidade e região do médio oeste em ter um representante na assembléia legislativa, já que esses votos foram de protestos aos atuais candidatos que não são de nossa cidade e região. voltando ao título da matéria vejamos os resultados :

    Apoiada pelo grupo da prefeita GORETI SILVEIRA a candidata ROSALBA CIARLINI ROSADO obteve a maioria dos votos válidos para governo com 9.726 votos representando o lado verde ou o bacurau como dizem e em 2º lugar representando o lado bicudo ou o vermelho pelo vice prefeito EVANDRO MARINHO, SIMÃO NOGUEIRA,e o médico Dr.PINHEIRO,o candidato IBERE PAIVA FERREIRA DE SOUZA obeteve 7.128 votos, podemos ver então que a Prefeita GORETI SILVEIRA TEVE UMA MAIORIA DE 2598 VOTOS com sua candidata em cima de seus adversários.

    Uma outra ótica vem surgindo e nos mostra os desgastes de outros politicos que até então estava em alta, mas depois dos números a população nos revela que os vereadores de oposição estão indo em contra mão a vontade do povo, veja e analise :

    O grupo Flaviano, vereadores Genivan e Chico de Marinete e mais uma turma de aliados não conseguem MUDAR A TRADIÇÃO EM APODI DANDO APENAS 1.398 VOTOS AO SEU CANDIDATO ao governo CARLOS EDUARDO NUNES ALVES, outros o desgaste é muito maior no caso do vereador Júnior Carlos e todo um grupo VERMELHO SÓ CONSEGUEM 576 VOTOS para seu candidato a estadual, Temos mais 02 exemplos de decadência popular o do presidente da câmara Evangelista e toda a sua equipe com um triplo ex - Prefeito José Pinheiro que juntos deram 914 votos a seu candidato, uma prova clara da popularidade deles em todo município já que o vereador citado foi eleito com os votos em sua maioria bacurau, em último o vereador Angêlo que nos mostra a sua liderança em total baixa dando ao seu candidato Poty Júnior 123 votos, isso é só uma mostragem da realidade em que caminha a situação politica da cidade de Apodi, as linhas aqui expostas poderam ser mudadas para mais ou para menos...

    ResponderExcluir
  2. Caro Josenías seu honroso trabalho como jornalísta tal qual outros blogs tem conferido grandes contribuições ao processo de evolução política de nosso município, no entanto gostaria que este comentário que ora discorro nestes linhas sirva de reflexão para momentos futuros.Certo Blog ao responder comentário realizado no devido espaço publicou assertiva ironizando o intitulado que a votação do Prof. Flaviano não serviu para ninguém, uma vez que Agnelo se elegeria sem os votoss de Apodi.Gostaria de propor uma outra percepção do fato:Os votos da coligaçãoPDT/PRP/PCdoB totalizaram 114.863 votos.Separadamente o PDT totalizou 56.100 votos,dos quais Agnelo foi contemplado com 30.995 sufrágios( individualmente ou em Partido Agnelo jamais seria Deputado pois o quociente estabelecido superou 70.000 votos.O PCdoB perfez um total de 52.405 sufrágios, destes o Prof. atingiu 15.695 em ambas as situações estariam muito distantes de atingir o quociente e por fim o PRP atingiu 502 VOTOS ( obviamente sem nenhuma chance de obter a vaga).Diante do exposto é evidente que OS VOTOS DE APODI FORAM SIM DETERMINANTES PARA A ELEIÇÃO DE AGNELO E NÓS FICAMOS COM A TERCEIRA SUPLÊNCIA OU SEJA SEM NADA E AINDA SERVIMOS PARA MAIS UMA VEZ INTEGRALIZAR A ELEIÇÃO DE UM FORASTEIRO E SENDO VENDIDOS COMO REBANHO DE ANIMAIS.OUTRA FARSA FOI A UNIÃO AO DEPUTADO FÁBIO FARIA CONTARIANDO TODA A PROPOSTA IDEOLÓGICA DO PARTIDO E DA NOVA GERAÇÃO, POIS A JUSTIFICATIVA É QUE SERIAM ABERTOS ESPAÇOS PARA COMPLETAR OS VOTOS NECESSÁRIOS PARA GANHAR A VAGA E O DEPUTADO SAIU COM QUASE 5.000 VOTOS DE APODI E QUANTOS FORAM DADOS NOS MUNICÍPIOS ONDE FORA ELE TÃO BEM VOTADO E DE GRANDE INFLUÊNCIA POLÍTICA.FOMOS SIM ENGANADOS COM UMA TREMENDA FARSA E DE MODO TÃO TORPE E VIL TAL OS FAZEM OS MAIORES LOBOS DA POLÍTICA E MAIS AINDA COMPROMENTEU A ELEIÇÃO DO GENRO DO EX-PREFEITO PINHEIRO QUE CERTAMENTE ,EM SENDO ELEITO, DEFENDERIA O NOSSO MUNICÍPIO POIS TERIA A RESPONSABILIDADE DE RETORNAR O ESFORÇO POLÍTICO DO EX-PREFEITO.EM SUMA FOMOS ENGANADOS E DA FORMA MAIS ABSURDA POSSÍVEL, FOMOS VENDIDOS, FOMOS NEGOCIADOS ,ELEGEMOS COM OS NOSSOS VOTOS UM LEGÍTIMO REPRESENTANTE DOS ALVES E QUE NEM SEQUER PRECISOU VIR PEDIR OS NOSSSOS VOTOS , POIS ELE OS OBTEVE ATRAVÉS DE UM SÓRDIDO ESTRATAGEMA POLÍTICO,AGORA VEM UM DEPUTADO FEDERAL BRINCAR DE FAZER MICARETA LUDIBRIANDO NOSSOS JOVENS COM MENTIRAS E ESSE GRUPO SE INTITULANDO LÍDER DE UMA OPOSIÇÃO E BRINCANDO DE SER CANDIDATO DE DOIS EM DOIS ANOS.REGISTRE-SE ESTE COMENTÁRIO E ACASO SEU NÍVEL DE DEMOCRACIA PERMITIR PUBLIQUE-O E COMENTE-O POIS ESTE JÁ FOI BARRADO EM OUTROS BLOGS.GRATO PELO ESPAÇO.

    ResponderExcluir