quinta-feira, 7 de outubro de 2010

DEPENDIA OU NÃO DE NÓS?




Ontem (6), me deparei com alguns amigos, que também são eleitores da Nova Geração e do prof. Flaviano Monteiro, que me fizeram um monte de perguntas a respeito das eleições deste ano. Em especial sobre o resultado para Deputado Estadual.

A pergunta foi: “Mas afinal de contas, quantos votos Apodi deveria ter dado ao professor Flaviano Monteiro para que ele tivesse sido eleito Deputado Estadual? Denpendia ou não de nós? Tem gente dizendo que não. Que o PCdoB e Flaviano estavam enganando o povo de Apodi. Eu quero saber, prof. Pedro Filho. Você pode me responder?

Eis a minha resposta.

Nós, que fazemos parte dos que acreditam no prof. Flaviano e no seu potencial para lutar pelas causas de Apodi, antes de qualquer coisa, gostaríamos de agradecer aos 11.608 votos que a ele foram depositados nestas eleições. Ele – FLAVIANO - e todos nós, que fazemos parte dessa luta, estamos agradecidos pela confiança.

Vamos então aos fatos:

A coligação Coragem pra mudar – era compostas pelos partidos PDT - que tirou 70.228 votos, PCdoB, que obteve 53.672 votos e do PRP, que conseguiu 4.404 votos. Nossa coligação recebeu, portanto 128.304 votos. É importante lembrar que neste caso o quociente eleitoral é de 71.755 votos. Assim sendo, conseguimos de forma direta uma cadeira das 24 da Assembléia Legislativa. Agnelo Alves – PDT – que tirou 30.995 votos, o mais votado da coligação, foi o eleito.

Do mesmo modo que nós elegemos de forma direta um de nossos candidatos, o PT também elegeu Mineiro, que tirou 24.718 votos, a coligação Mudança e Renovação dos apodienses Célito Giordano ( PP) e de Gilberto Olinto (PHS) elegeu o filho de Arlindo Dantas, Fabio Dantas (PHS) que tirou 35.374 votos.

As outras coligações, de forma direta também elegeram: Vitória do Povo – quatro deputados, Força da União – seis deputados e a coligação Por Um RN Melhor elegeu o maior número de deputados de forma direta – oito no total. Quando somamos tudo temos:

Coragem Pra mudar (1) - PT (1) – Mudança e Renovação (1) – Vitoria do Povo (4) – Força da União (6) e Por Um RN Melhor (8) = 21 deputados eleitos de forma direta.

As outras 3 vagas foram distribuídas de acordo com as sobras de cada coligação que já tenham eleito de forma direta algum deputado:

Depois de se fazer as contas que deveriam ser feitas, chegamos as seguintes situações de sobra:

1. VITORIA DO POVO = 67857,2
2. POR UM RN MELHOR = 64911,3
3. FORÇA DA UNIÃO = 64462,1
4. CORAGEM PRA MUDAR = 64152,0
5. MUDANÇA E RENOVAÇÃO = 57097,5
6. PT = 45902,0

Como podemos perceber a maior sobra é da Coligação Vitória do povo. Ela fica então com 1ª das três vagas restantes. Elege assim a deputada Márcia Maia – (PSB), que tirou 38.554 votos. A 2ª vaga fica com a coligação Por Um RN Melhor. O eleito agora é o deputado Jose Dias (PMDB) com 30.876 votos; e a 3ª e última sobra fica com Força da União, que elege o deputado Raimundo Fernandes (PMN) com 37.158 votos.E assim ficam eleitos os 24 deputados estaduais nas eleições deste ano.

- Neste momento sou interrompido. “Prof. Pedro, tudo bem. Mas o que nós queremos saber é se a eleição do prof. Flaviano dependia ou não de Apodi. Dependia ou não de nós?”

- Eu tinha que antes fazer este relato sobre o real resultado oficial das eleições para então partir para a hipótese.

Vamos imaginar que ao invés dos 11.608 votos que Apodi, de forma responsável e corajosa, deu ao prof. FLAVIANO, fossem aumentados em 5.716 votos. A votação de Flaviano seria então de 17.324 votos só em Apodi. Quando somássemos aos 4.087 votos que ele conseguiu conquistar em outras cidades como Felipe Guerra, Severiano Melo, Taboleiro Grande, Caraúbas, Mossoró e outras mais, chegaríamos a um total de 24.411 votos.

De acordo com o resultado oficial do TRE-RN, os mais votados de nosso coligação – Coragem Pra Mudar – foram: Agnelo Alves (PDT) 30.995 votos, Roberto Germano (PCdoB) 21.410 votos, Sargento Regina (PDT) 17.833 votos e o Filho da Região Flaviano Monteiro (PCdoB) com 15.695 votos.

Com Quociente eleitoral de 71.755 votos, nossa Coligação tirou 128.304. Se Apodi tivesse dado mais 5.716 votos ao prof. Flaviano, como já citamos antes, nossa coligação teria então 134.020 votos. O quociente eleitoral agora seria tambem diferente. Agora teríamos um quociente eleitoral de 71.993.

Quando fosse feita a distribuição das vagas, não mudaria o resultado antes analisado para os que foram eleitos de forma direta. Os mesmos deputados seriam também eleitos com esse novo quociente eleitoral. O que mudaria agora, era a distribuição das sobras – aquelas três (3) vagas restantes que já falamos antes.

- Como ficaria então?

1. VITORIA DO POVO = 67857,2
2. CORAGEM PRA MUDAR = 67010,0
3. POR UM RN MELHOR = 64911,3
4. FORÇA DA UNIÃO = 64462,1
5. MUDANÇA E RENOVAÇÃO = 57097,5
6. PT = 45902,0

Como podemos perceber, nesse caso a coligação que ficaria com a 2ª sobra seria coragem pra mudar. E se o prof. Flaviano tivesse tirado em Apodi os 17.324 votos que falamos anteriormente ele seria o 2º mais votado da coligação e assim estaria eleito deputado estadual para defender a nossa terra e região na Aseembleia Legislativa de nosso estado com 21. 411 votos no lugar Raimundo Fernandes (PMN) que tirou 37.158 votos.

Dessa forma espero ter contribuído para esclarecer de uma vez por todas que não precisávamos de 30 mil votos para elegermos o prof. Flaviano Monteiro deputado estadual. Se assim fosse, como Apodi não tem esse total de votos, realmente, não dependeria de nós. Mas quantos votos Apodi depositou nas urnas nessas eleições para deputado estadual? Compareceram 22.546 eleitores. Desses votaram em alguém ou numa legenda partidária, 21.226 eleitores. Então eu pergunto. Era matematicamente possível Apodi dar ao prof. Flaviano 17.324 votos? Sim, era! Ainda sobraria 3.902 votos.

- Dessa forma e depois de tantos esclarecimentos, meus amigos. Eu lhes respondo:

SIM, ERA POSSIVEL. SÓ DEPENDIA DE NÓS.


Prof. Pedro Filho
Vice Pres. Do PCdoB – Apodi RN

24 comentários:

  1. SE FÁBIO FARIAS TIVESSE DADO A FLAVIANO OS VOTOS QUE ELE TEVE EM APODI COM CERTESA FICARIA BEM MAIS FACIL PARA FLAVIANO.MAS COMO FÁBIO FARIAS COMPROU UMA BOIADA DE VOTOS EM APODI A FLAVIANO A CONTA DE FÁBIPO FARIAS ESTA PAGA A FLAVIANO E APODI,DEIXO UMA PERGUNTA QUANTO FOI O VALOR DESSA BOIADA.$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$.

    ResponderExcluir
  2. prof. Flaviano 17.324 votos?????

    e eu acreditei no mintiroso do Professor FLaviano!
    Lembro como se fosse hoje ele dizendo q precisava
    de 12 mil votos la na coabb e que a cadeira dele estava la so esperando ele!

    com 12 mil votos q ele precisava tirar segundo ele
    aki em apodi a cadeira dele ja estaria garantida?



    flaviano mentirosooooooooooooooooo!

    ResponderExcluir
  3. É MELHOR COMEÇAREM A FAZER AS CONTAS PARA 2012,COM SALDO HEIM,JÁ QUE AQUI EM APODI NO DIA ALGUNS DOS ELEITORES SE VENDEM.

    ResponderExcluir
  4. esse povo do pc do b querem ganhar campanha a força ainda bem que tem alguns apodienses acordando 12 mil votos uma ova, tirou mais de 15 mil e não chegou nem perto esta claro "que só não dependia de nós" agora vai chover desculpas!

    ResponderExcluir
  5. ele disse por onde passava que com 15 mil entrava ...mas, era papo ....SEI NÃO o PC do B de Apodi é fraco MESMO...

    ResponderExcluir
  6. Flaviano já apoiou Wober junior e Vicente Rego, algum deles era de Apodi ? Acorda ....Aqui no interior tudo depende de conveniência...

    ResponderExcluir
  7. Por hora Flaviano consegue usar da boa fé e sede de justiça de muitos para a cada eleição se candidatar e ganhar dinheiro do partido dele, de pinheiro (em 2008) de empresarios, de fabio faria (o deputado mais atuante nas baladas de são paulo)e de quebra tem feito seu nome "crescer".
    Mas até quando o grupo do PC do B conseguirá levar adiante essa peça teatral?
    Para mim esse "espetaculo" já acabou!

    ResponderExcluir
  8. O PC do B é um partido que ta se mostrando que so trabalha na base da mentira. Flavianp dizia que com 15 a 18 mil votos era eleito. Se tivesse tirado mais 5 mil e tantos votos era eleito, se é tao dificil, se eu tivesse acertado os 6 numeros da mega sena, hoje eu estaria milhonario. nao pode deixar o se. eu nao acredito nesses calculos, se flaviano tivesse tirado esses 5.716 votos e roberto germano tivesse tirado 1 voto a mais (ja que tao no "se" vamos la) empataria com flaviano em 21.411 votos cada e como germano é mais velho ele ficaria com a cadeira. deixa de tentar iludir o povo prof. a mentira tem perna curta e o minimo que se pode fazer é ser justo.

    VERGONHA PARA UM PARTIDO E PRINCIPALMENTE PARA VOCE FLAVIANO QUE FAZ PARTE DISSO>

    ResponderExcluir
  9. Como é que pode agora o cara querer responsabilizar o povo de Apodi pela a eleição do professor Flaviano. Mais de 50% dos eleitores optaram por ele. O cara ainda achou pouco? Basta pesquisar no Cartório eleitoral a lista de deputados votados em Apodi. Ninguém pode tirar o direito de cidadãos apodienses que optaram por outros nomes e nem tirar o direito de outros candidatos vir pedir votos em Apodi, afinal eles pertencem ao Estado Rio Grande do Norte. É incrível essa imposição. Muita gente já compreende o que é ser deputado. Seja qual for a sua naturalidade, não será o salvador dos problemas de seu município. O que houve foi delírio e falta de estratégia política. Nas principais cidades da vizinhança, destacando Rodolfo Fernandes o nome do professor não foi quase lembrado. Outra coisa: esse deputado Fábio Farias (forasteiro) restringiu a parceria apenas a Apodi (ai foi de lascar... ). Não existe essa de unanimidade. Apodi não se construiu do nada. Existiu ao longo do tempo muitos deputados do RN que se esforçaram em desempenhar suas funções de maneira correta e através de ações: leis, emendas, proposições, transformaram-se em benefícios, para Apodi (e para outros municípios). Acredito que não é dessa forma que se constrói uma vida política sólida. É a repetida forma de se fazer política no interior.

    ResponderExcluir
  10. Fico analisando a mentalidade desse povo que deixam os seus recados aqui tem uma mentalidade muito boa, Flaviano é uma esperança para um Apodi melhor. Queria saber se o povo de Apodi está gostando das administrações desde de Vandinho que deixou a prefeitura sucateada três meses devendo certo, mais é o vice de Gorete e o povo não ver isso ou não lembra, vamos adiante tivemos 8 anos com administração de Pinheiro Gorete durante esse tempo foi vereadora por 4 anos e vice por mais 4 anos vamos lembrar o que a prefeita falou assim que assumiu. Ela falou que precisaria de um tempo para organizar a casa! como o povo de Apodi pode engolir essa história me explique? Durante toda administração de Pinheiro ela estava ao seu lado como ela pode dizer que precisa arrumar a casa? agora Vandinho não presta, Pinheiro tbm não presta, queria muito saber quem vai ser o vice dela em 2012 os puxa sacos da Prefeita querem que Flaviano seja o vice dela já pensou? Flaviano nunca pode aceitar está proposta a esperança do povo de Apodi é ter Flaviano nosso Futuro Prefeito de Apodi até 2012 Eu Acredito só depende de nós!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Quem disse que nós queremos Flaviano como vice, ai pra la derrotados, gorete não precisa disso eles é que querem pegar esta carona, Flaviano não transfere votos Carlos Eduardo tirou pens 1.600 votos, estes são os votos do PC DO B.

    ResponderExcluir
  12. Interessante...

    Flaviano VENDE o seu curral eleitoral da campanha de prefeito e garante a bagatela de 5.000 votos a Fábio Faria, em troca ele ou o seu PCdoB - o que dá na mesma - recebe, no mínimo, 100.000,00 (cem mil reais) e, esperava o que do povão?! Se o próprio filho da região, em benefício do seu partido, vende o seu eleitorado, por que o povão não haveria também de vender o seu voto? Qual é a moral que se tem de cobrar fidelidade quando se faz exatamente a mesma coisa? Na campanha de 2008 tinha-se um sonho inovador, diferente, do povão mesmo, onde podia-se dizer "SÓ DEPENDE DE NÓS", mas, agora, dependia do dinheiro de Fábio e Carlos Eduardo, do velhinho gagá Agnelo Alves - que diga-se não fez nenhum esforço pra ser eleito, pois sabia que os demais o elegeria, como de fato aconteceu - e, ainda contava-se que seria o primeiro do PCdoB, o que também não aconteceu, portanto, nunca dependeu só de Apodi, aliás, este slogan desagradou todos da região que muitos deixaram de votar justamente porque deixou-se de priorizar a região para centralizar sua campanha em Apodi e só depois foi trabalhar nas cidades co-irmã do projeto, enquanto alguém ia passando o rodo por aí e detonando a campanha de Flaviano. Como pessoa é gente boa, mas como político, todos são iguais e como todos, também não tem o direito de cobrar nada de ninguém.

    ResponderExcluir
  13. A nova geração so tem mentiroso, o professor disse em todo canto que era eleito com 14 mil votos, ele andava mostranto uma pesquisa mentirosa, que vergonhaaaaaaaaaaaaaaaa.

    ResponderExcluir
  14. concordo com vc pedro filho..claro q só dependia de nós! mas vcs é q ñ querem vê,pq tenho certeza q sabem q isso é verdade!!!
    e a esses q dizem q flaviano se vendeu p apoiar fabio,digo q ñ foi assim ñ...ele apenas apoiou fabio pq só ele q teve a coragem de apoiar flaviano,nenhum outro teve essa coragem...e tbm digoo e tenho certeza q flaviano é q ñ quer ser vice de GORETE...ele tem carater,tem coragem de fazer,coisas essas q gorete se tem ñ demostra!e tenho certeza q ele é q ñ é doido de ta c ela..pois assim o nosso sonho de ter um apodi melhor vai demorar mais aindaa...FLAVIANO 2012 VEM AI,VOU ESTA COM VC SEMPRE,,,menos q vc esteja com gorete!

    ResponderExcluir
  15. PEDRO FILHO ESTA SENDO A MAIOR VERGUNHA COMO DIRETOR DA REGIONAL DO SINT-RN EM APODI,AINDA FALA EM SER VERIADOR ,ESSA É TURMA QUE FLAVIANO QUER COLOCAR NA PREFEITURA,SEM FALAR DA SIMPATIA DE GILVAN ALVES E SUA ESPOSA REGINA COMO SÃO SIMPATICOS,SÃO UMA MAQUINA DE PERDER VOTOS,VALE LEMBRAR QUE A DERROTA DE FLAVIANO EM 2008 OS PRINCIPAIS CULPADOS FOI O CASAL SIMPATIA GILVAN E REGINA.

    ResponderExcluir
  16. sem duvida um dia o professor flaviano monteiro representou uma esperança para apodi mas passadas duas eleições podemos ver que ele e seu grupo são iguais o todos os politicos deste nosso chão chamado apodi.
    estava na minha casa quando recibe flaviano com muito entusiasmo ele ate então cadidato a deputado estadual,curioso como suo fiz algumas perguntas a flaviano.
    1° porque não apoiar rolsaba que como ele também é um filho da região oeste?
    flaviano disse que se rosalba chegasse a se torna gavernadora do estado só iria beneficios para mossoro,ele tambem disse que uma coligão e essa tinha um candidato a governo que era carlos eduardo.
    parei e pensei como assim só mossoro, natal é sede d copa do mundo de 2014 precisa de muitas muitas obras para o rn não fazer feio em 2014, e mesmo só vai dar mossoro?
    2°perguntei a ele quantos votos sereiam necessarios para apodi retomar sua cadeira na assembleia do estado? flaviano disse que com 14000 votos ele estaria na briga para abocanhar seu acento na assembleia, fico agora um pouco triste porque estão dizendo que para ele ser precisaria de + 10000 não entedo se era 24000 porque que esconderam isso da gente como que os militantes iriam se empenar se nós a certeza que iria tira essa votação, se era 24000 votos tivesse dito logo que tinhamos se empenhado mais.
    3°também perguntei porque fabia faria para federal?
    flaviano me disse que ele e fabio iriam rasga o oeste um pedindo votos para o outro, acompanhei a capanha do professor e não me lembro de fabio acopanhar flaviano em nenhuma outra cidade a não ser apodi,tambem indaguei ele porque não um federal da sua coligação a coligão que ele defende ele repetiu o discurso que ele fabio faria iriam rasga o oeste pdindo votos.

    converso que passados 90 dias de campanha estou profundamente decepsiunado com o candidato professor.

    ResponderExcluir
  17. Alguns comentários são em relação a derrotas, mentiras que alguém saiu derrotado ou perdeu no pleito eleitoral.
    Minha gente quem ganhou foi somente eles e da forma que ganharam comprando votos não vai existir compromisso para apodi e muitos que se acham que ganhou.

    Eu pergunto ganhou o que?

    Talvez uma esmola ou uma migalha

    Ou vive humilhado e amordaçado em um cargo comissionado

    Mostre o que apodi ganhou e vai ganhar

    Com esses aí eleitos a vida dos apodienses vai melhorar

    Onde

    Na saúde que precisamos de um atendimento e saímos do hospital e sesp pior do que quando chegamos lá

    No sesp que nunca tem a medicação que precisamos

    Na educação que as escolas não possui equipamentos necessários e falta de tudo a situação até agora só paliativa.

    No esporte as crianças e jovens sem perspectivas nenhum projeto eu conheço para atender a esses jovens e livrá-los das drogas

    E por aí vai a falta de tanta coisa que melhoraria a vida das pessoas

    O que melhorou na vida das pessoas de apodi até agora com goreti no poder???????????

    ResponderExcluir
  18. Pedro Filho, dos bestas seguidores de Flaviano, vc é o mais besta de todos. Chega a ser insuportável. Voto em Flaviano e vou continuar votando , mas eta cambada de besta q/ estraga a candidatura do rapaz.

    ResponderExcluir
  19. Pedro Filho, vc não tem o direito de criticar de ninguem, pois vc está sendo um desastre no SINTE. Há se vc fosse 10% do que Bosco foi, com todos os defeitos q/ ele tem.

    ResponderExcluir
  20. Concordo plenamente c/ o comentário acima: Gilvan Alves e Regina é uma máquina de perder voto. Dois radicais insupotáveis.

    ResponderExcluir
  21. QUEM ESTAR FALANDO A VERDADE?

    Veja o que diz o blog de Robson Pires:

    Para Roberto Germano ter o direito de conquistar uma cadeira na Assembléia Legislativa, a sua coligação deveria ter obtido 7453 votos a mais. Ainda que fosse contabilizado um voto a menos do número mínimo exigido, a vaga ficaria com Raimundo Fernandes por ser mais velho.

    ResponderExcluir
  22. calma pessoal tem tanata gente por ai roubando nos e ninguem ver ne?
    eu tenho serteza que apodi so tem partidarios....é vermelho e verde....


    vamos acorda pessoal....

    é hora de mudar...

    ResponderExcluir
  23. Apodi escolheu votando em Flaviano, ele sabia que não tinha a menor chance de entrar, só queria tirar onda ficar famoso na cidade mostrando o cabeção nas fotos, agora quem representará Apodi??? Ainda bem que nnão votei nesse metiroso, votei em quem realmente teria chance de fazer pela cidade.

    ResponderExcluir