segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Secretária fala de mudanças nas direções nas escolas municipais entre outros assuntos




A secretária que responde interinamente pela secretaria de educação a jovem Flávia Cristina, esteve nessa manhã na FM Lagoa 87,9 em Soledade no programa Estação Ativa, apresentado por Josenias Freitas, onde falou de vários assuntos relacionados a sua pasta.

Ela falou inicialmente da viagem da prefeita Goreti Pinto a Natal onde tratará do convenio para gerenciamento do transporte escolar do nosso município, Flávia disse entender que isso vem dando certo, pois o município está mais perto dos motoristas a sempre aquele diálogo necessário, além da questão da pontualidade nos pagamentos que tem acontecido rigorosamente em dia.

A secretária ainda falou da criação dos seis núcleos criados recentemente uma idéia sua e de Mundinha que foi acatada pela prefeita Goreti Pinto e aceita de imediata pela Câmara Municipal de Apodi, isso demonstra sensibilidade dos dois poderes com relação a educação, frisando sempre que isso vai beneficiar muitas pessoas que agora não necessitarão de se descolar de locais distantes até a secretaria.

Com relação a escola que está sendo construída no Assentamento Aurora da Serra, a secretária nos explicou que a escola funcionará somente no segundo semestre, pois por este projeto ser de 2005 ainda, os materiais usados para funcionalidade da escola a mobília entre outros estão defasados, em sua maioria nem se usa mais em escola, por isso será necessário realizar um pregão para comprar novamente de toda mobília da escola, mas garantiu que a partir de junho a escola já deve funcionar, inclusive informando que já existe um nome para direção da escola, já que lá será um dois seis pólos criados.

Ela ainda falou sobre as mudanças nas direções das escolas municipais, entre elas da Francisco Targino da Costa, nos informando que até quarta-feira próxima deve sair a nomeação do novo diretor ou diretora da escola, já que o mesmo já trabalhará com a nova gestão democrática da merenda escolar, aprovada recentemente pela CMA.

Quanto a isso ela convidou os comerciantes locais, no caso de Soledade para se organizarem se legalizarem com suas certidões, para que os diretores deixem este dinheiro dentro da comunidade, salientando inclusive que 30% deste valor bruto será comprado junto a agricultura familiar, por isso a necessidade dos agricultores familiares se organizarem, já que poderão através da EMATER, fornecer notas fiscais as escolas, guias como comprovantes, através do PRONAF.

Ainda sobre a merenda escolar a secretária o nos informou que o governo federal repassa apenas R$ 0,30 centavos por aluno/dia , que existe uma contrapartida de 10% da PMA, que é muito pouco segundo a secretária, por isso ela considera importante esse gerenciamento pela direção da escola, pois assim pode ser discutido mais de perto com o alunado, a questão da qualidade da merenda escolar.

Ela se colocou a disposição da Rádio e do nosso Blog, para quaisquer informações, mostrando disposição para desenvolver um bom trabalho a frente da pasta, caso seja nomeada de fato a assumir a direção da mesma.

5 comentários:

  1. o proximo secretario de educação deveria ser o professor ozamir,elmo ,cesar,pois são tecnicos e do partido,unindo o util ao agradavel,se assim não for adeus gorete 2010.

    ResponderExcluir
  2. Flávia Cristina também é do partido e se não fosse teria a mesma competência de administrar esta secretaria tanto quanto qualquer outro. Dona Gorete, está na hora de dar vez à Flávia, conheço suas concepções de educadora e acredito piamente na sua competência.

    ResponderExcluir
  3. REALMENTE A JOVEM FLÁVIA CRISTINA TEM DEMONSTRADO FIDELIDADE E CONTROLE EMOCIONAL, CARÁTER RARO O DESSA MULHER PORQUE TEM SIDO PASSADA PARA TRÁS, SEMPRE QUE DEVERIA TER SIDO ESCOLHIDA PARA ASSUMIR ESSA PASTA.
    MAS, MESMO NÃO A ASSUMINDO, PARABÉNS FLÁVIA PELO BOM DESEMPENHO ENQUANTO SECRETÁRIA INTERINA.

    ResponderExcluir
  4. competência sei que ela tem, vamos ver se essas mudanças vão acontecer na educação,pois esses blá, blá, blá já conheço há anos e nada muda a educação é de pior a pior e o pior de tudo é que a culpa vai sempre para o professor.Em pleno século 21 ainda há escola que não tem ASG,o professor é quem faz merenda, a limpeza da escola,e leciona para as 5 (cinco) séries,não sei se isso acontece com as escolas do municípios,sei que as escolas isoladas do estado é assim.

    ResponderExcluir
  5. Quando cito a competência de Flávia, falo de um conjunto de capacidades para administrar a educação municipal. No entanto, também observo e analiso que ela sozinha não mudará nada. os "bla,bla,bla" dos quais o anônimo fala, não têm sentido sem serem aplicados na prática, mas também a prática que não tem base teórica é sem sentido, improvisada, feita ao acaso. Acho que este é o caso da falta de mudança, não é que a culpa seja colocada somente no professor, mas, como este é o ator da educação que estuda e se habilita teoricamente para isso, tem que apresentar seus fundamentos na pratica ou vai ser culpado a vida inteira.
    Na verdade, sabemos que existem professores competentes, que têm base teórica (caso de Flavia), mas que sozinhos são como um único grão de areia iluminado no meio de milhões de outros grãos. A vantagem é que ele brilha sozinho, felizmente. Seria injusto o brilho de um que se esforça, servir para quem não se esforça.
    Sabemos também que existem muitos destes que brilham, mas ainda não são a maioria, e é por isso que as mudanças andam a passos lentos. Além disso, como o anônimo citou, essas mudanças não dependem apenas do professor, porque as concepções equivocadas de vida, de sociedade, de democracia, de ensino, de aprendizagem, de conhecimento, de escola, dentre outras, estão espalhadas na mente do povo das mais diversas formas. As tradicionais são as que mais predominam. Para mudar, elas precisam ser abandonadas, ainda não foram.
    Mas, a escola é o caminho para essa mudança. Infelzimente so agora é que as novas teorias da educação estão sendo aplicadas e os efeitos ocorrem a longo prazo. São as crianças que estão na escola de hoje que poderão confirmar essas mudanças, elas não acontecem de um dia para outro.
    Quanto ao tão grande desastre da educação que o anônimo fala, já vi tempos piores: estudei numa escola onde não havia transportes, nem tinha alimentação escolar, os livros eram comprados, não havia computadores e os professores somente transmitiam o que eles sabiam, sem dá oportunidade do aluno pensar, criar, raciocinar. É justamente desta escola que surgiu esta nossa sociedade injusta, politiqueira, anti-democrática, falsa, preconceituosa. É nesta sociedade que vivem milhões de cidadãos que ainda não estão preparados de forma ética e moral para viver a democracia tão almejada pelo ser humano.
    A esperança dos educadores iluminados é que a escola de hoje tenha efeito profundo nesta sociedade, neste modelo de cidadão, ou então chegamos à conclusão de que a escola realmente não foi feita para todos os homens aperfeiçoarem suas capacidades por meio dela.

    ResponderExcluir