quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Internauta aponta EDUCAÇÃO como caminho para o desenvolvimento




Quando cito a competência de Flávia, falo de um conjunto de capacidades para administrar a educação municipal. No entanto, também observo e analiso que ela sozinha não mudará nada. Os "bla,bla,bla" dos quais o anônimo fala, não têm sentido sem serem aplicados na prática, mas também a prática que não tem base teórica é sem sentido, improvisada, feita ao acaso. Acho que este é o caso da falta de mudança, não é que a culpa seja colocada somente no professor, mas, como este é o ator da educação que estuda e se habilita teoricamente para isso, tem que apresentar seus fundamentos na pratica ou vai ser culpado a vida inteira.

Na verdade, sabemos que existem professores competentes, que têm base teórica (caso de Flavia), mas que sozinhos são como um único grão de areia iluminado no meio de milhões de outros grãos. A vantagem é que ele brilha sozinho, felizmente. Seria injusto o brilho de um que se esforça, servir para quem não se esforça. Sabemos também que existem muitos destes que brilham, mas ainda não é a maioria, e é por isso que as mudanças andam a passos lentos. Além disso, como o anônimo citou essas mudanças não dependem apenas do professor, porque as concepções equivocadas de vida, de sociedade, de democracia, de ensino, de aprendizagem, de conhecimento, de escola, dentre outras, estão espalhadas na mente do povo das mais diversas formas.

As tradicionais são as que mais predominam. Para mudar, elas precisam ser abandonadas, ainda não foram. Mas, a escola é o caminho para essa mudança. Infelizmente só agora é que as novas teorias da educação estão sendo aplicadas e os efeitos ocorrem em longo prazo.

São as crianças que estão na escola de hoje que poderão confirmar essas mudanças, elas não acontecem de um dia para outro. Quanto ao tão grande desastre da educação que o anônimo fala, já viu tempos piores: estudei numa escola onde não havia transportes, nem tinha alimentação escolar, os livros eram comprados, não havia computadores e os professores somente transmitiam o que eles sabiam, sem dá oportunidade do aluno pensar, criar, raciocinar.

É justamente desta escola que surgiu esta nossa sociedade injusta, politiqueira, antidemocrática, falsa, preconceituosa. É nesta sociedade que vive milhões de cidadãos que ainda não estão preparados de forma ética e moral para viver a democracia tão almejada pelo ser humano. A esperança dos educadores iluminados é que a escola de hoje tenha efeito profundo nesta sociedade, neste modelo de cidadão, ou então chegamos à conclusão de que a escola realmente não foi feita para todos os homens aperfeiçoarem suas capacidades por meio dela.

Por anônimo, via comentário ao Blog.

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