terça-feira, 22 de novembro de 2016

Ufersa e cooperativas apícolas do RN vão ganhar entreposto de mel que beneficiará 2.700 famílias

O Reitor da Ufersa, o professor José de Arimatea de Matos, se reuniu na manhã desta segunda-feira (21) com representantes da cadeia apícola do Rio Grande do Norte para tratar sobre o projeto de um entreposto de mel na região da Chapada do Apodi. Participaram da reunião o Deputado Federal, Beto Rosado, o Vice-Reitor da Ufersa, o professor José Domingues Fontenelle Neto, a Presidente da Cooperativa Central da Agricultura Familiar do Estado do Rio Grande do Norte – Cooafarn, Fátima Torres, o Presidente da Coopapi, Martos Sousa e a vereadora de Apodi, Soneth Ferreira.

O objetivo da reunião foi discutir formas de viabilizar a compra de equipamentos para a Coopapi – Cooperativa Potiguar de Apicultura e Desenvolvimento Rural Sustentável, que trabalha em parceria com a Ufersa no projeto de instalação de um entreposto de mel para a exportação e venda dos produtos em todo o território nacional.

A iniciativa vai beneficiar cerca de 2.700 famílias do interior potiguar que trabalham no setor apícola e também os estudantes da Ufersa por meio do Centro Tecnológico de Apicultura e Meliponicultura do Rio Grande do Norte – Cetapis. Os recursos para a compra dos equipamentos já estão assegurados, mas estão aguardando uma permissão do Ministério da Ciência e Tecnologia para uma atualização nos preços dos equipamentos.

A obra, que foi financiada pela Fundação Banco do Brasil, se encontra em estágio avançado de construção e os equipamentos serão adquiridos pela Ufersa, em parceria com a emenda do deputado Beto Rosado. O projeto, no valor de quase  R$ 1 milhão, vai ficar a disposição da agricultura familiar e de todo o estado podendo gerar renda e abrir novas opções para o mercado da apicultura.

Com esses equipamentos o entreposto poderá receber do Ministério da Agricultura o SIF – Selo de Inspeção Federal. Com essa garantia de qualidade, a unidade fica credenciada para vender os produtos apícolas para qualquer lugar do Brasil e assim estender o comércio de outros produtos como o pólen, própolis, a geléia real, o mel composto, entre outras opções.

Com o intuito de acelerar o processo da compra dos equipamentos, o Deputado Federal, Beto Rosado, já solicitou uma audiência com o Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação. O Reitor da Ufersa, o professor Arimatea Matos, deve participar do encontro. A expectativa é que a audiência aconteça nesta quinta, dia 24, em Brasília.

Fonte: UFERSA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário