terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

“Projeto é único escape para o pequeno produtor” afirma Rosibério Dias


Em entrevista ao programa Conversa Franca pela FM Lagoa em Soledade, o presidente da COOICAP Rosibério Dias falou na noite desta terça-feira, 05 entre vários assuntos, inicialmente sobre a legalidade da cooperativa que está em seus ultimatos, e que em breve estará legalizada junto aos órgãos públicos e OCB.

Sobre a implantação do projeto de irrigação da Chapada do Apodi Rosibério falou que o intento da cooperativa é preparar os produtores para que eles possam assumir essas terras que agora estão sendo indenizadas, critérios esses estabelecidos na copia do projeto. O presidente detalhou a questão do projeto que totalizam 305 lotes distribuídos entre varias categorias, como pequenos produtores, técnicos agrícolas, engenheiros agrônomos e empresas agrícolas, frisando que 80% será destinado ao pequenos produtores.

O técnico em zootecnia afirmou que entende que o projeto de irrigação da Chapada do Apodi é a única forma de garantia que os pequenos produtores têm de permanecer produzindo na Chapada do Apodi, ou do contrario o agronegócio tomará conta de tudo.

Dias afirmou que a luta pela coordenação de projeto é justamente para que se possa lutar pela produção orgânica, mas afirmou que isso seria impossível na sua totalidade, no entanto entende que se deve lutar para que a produção seja ao máximo produzido de forma natural.

Sobre as indenizações ele explicou que 40 famílias já tiveram o recebimento relativo ao valor dos lotes, e até o fim do mês mais um edital com 28 desapropriados e em março um terceiro fechando a questão das desapropriações, e ainda afirmou que segundo o coordenador local do DNOCS até março será iniciado o canteiro de obras na Chapada do Apodi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário