terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Lajedo de Soledade - Pequisas Arqueológicas, Palentológicas e Geológicas


Localizado no distrito de Soledade, município de Apodi, na região Oeste do Rio Grande do Norte, o Lajedo de Soledade é um dos mais importantes sítios arqueológicos do território potiguar pelas suas singularidades e, também, um dos mais conhecidos e aproveitados como produto turístico. Além de ser um sítio arqueológico, é também um sítio geológico e paleontológico, como atestam pesquisas recentes feitas pelos pesquisadores Kleberson de Oliveira Porpino, da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) e Maria de Fátima Cavalcante Ferreira dos Santos, do Museu Câmara Cascudo (MCC).

Estamos falando de um afloramento de calcário, elevado em 100 metros sobre a planície, na Chapada do Apodi, com área de aproximadamente 3 km2. Nesse afloramento encontramos diversas ravinas, onde aparecem pinturas e gravuras, ora isoladas, ora formando conjuntos rupestre.

Pesquisas sistemáticas foram desenvolvidas no início dos anos de 1990 por uma equipe multidisciplinar, composta de membros das Universidades Federais do Rio Grande do Norte (UFRN) e de Pernambuco (UFPE), onde foram feitas coleta de material paleontológico e escavações arqueológicas. No que diz respeito à pesquisa arqueológica, três tipos de vestígios foram encontrados no lajedo: registros rupestres (pinturas e gravuras), fragmentos cerâmicos e material lítico polido. As pinturas foram feitas em trinta áreas do lajedo, nas cores vermelha, amarela e preta (essas duas últimas, em menor quantidade). Elas foram executadas por meio de cinco técnicas, utilizando as pontas dos dedos, pequenos galhos de vegetais, pincéis, bastões de ocre ou carvão e com as mãos em carimbo.

Leia mais: http://www.lajedodesoledade.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário