sexta-feira, 29 de março de 2013

Diretoria das FALS visita áreas preservadas do Lajedo de Soledade








Na manhã desta sexta-feira, 29 integrantes da diretoria da Fundação dos Amigos do Lajedo de Soledade, visitaram algumas áreas preservadas do Lajedo de Soledade, mais especificamente a área do urubu, uma das que sofre a maior ação humana, e quem tem sido invadida e depredada pela ação da exploração do calcário da região.

O presidente Expedito Targino esteve juntamente com o diretor do Museu Claudio Sena, o assessor de comunicação Josenias Freitas, o presidente do CAL Rosibério Dias, e ainda Seu Zacarias Targino e Xavier Sena, membros efetivos da diretoria em um visita de mais de duas horas de caminhada, em um local mágico e de uma beleza magistral.

Se constatou ao longo do percurso que as cercas que demarcam a área do urubu estão quase que destruídas em sua totalidade, os arames foram roubados, e o pior o uso de explosivos e exploração chegou ao limite extremo, praticamente invadindo as áreas delimitadas e protegidas, quando a lei reza que deve ser feita esta exploração de no mínimo 250mts de distancia do patrimônio cultural.

A diretoria irá mediante mapeamento elaborar um projeto, para que se possa bater em portas buscando parceria para revitalizar todo cercamento das áreas preservadas, visando ao menos manter o que ainda não foi depredado pelo homem. Este cercamento aconteceu a cerca de 20 anos atrás.

“Lamentável a ação do homem em algo tão importante para nosso Distrito e para a nossa natureza, pois  entendo que a exploração do calcário e preservação podem caminhar juntas, sem trazer prejuízo a nem um atividade, mas se precisa sentar, estabelecer limites, saber quem estão agindo dessa forma e destruindo o que é protegido por lei” comentou Expedito Targino, presidente da FALS.

Um comentário:

  1. Essa semana vir e pude ler um livro da FUNARTE onde está sendo distribuído por todo o Brasil, estive aí em soledade na época e vir o abnegado trabalho do grande adailton 1º guia do lajedo, esse sim fez muito por esse projeto, mas esse que tá aí nem falar sabe... em visita ao lajedo pude perceber a prepotência do guia cláudio falando mau de seus companheiros da Fals isso é uma vergonha...

    ResponderExcluir