quinta-feira, 27 de maio de 2010

Opinião de quem entende sobre o problema no Assentamento Baixa Verde

26 de maio de 2010 22:40

KeroAgua disse...

A situação desse assentamento é muito dificil com relação a possuir água propria em seu imovél।

A prefeitura de Apodi, desde o mandato de Dr. Pinheiro, procurou empresas para construir dois poços nos dois assentamentos da Baixa Verde, mas nenhuma se candidatou a fazer esses poços, inclusive a minha empresa.

Depois foi a vez da prefeita Gorete contratar uma empresa para fazer um dos poços com uma profundidade de 160mt mas essa empresa passou mais de três meses construindo esse poço mas não passou de 70mt e desistiu. Esse poço está servindo para retirá água somente para o rebanho bovino e caprino.

A prefeita Gorete também conseguiu uma máquina do DENOCS para fazer esses dois poços mas não conseguiu fazer nenhum poço pois a máquina tentou em três locais diferente, durante mais de 20 dias e os buracos feitos não passaram de 15 a 25 mt de profundidade cada.
O problema é que naquela localidade existem várias cavernas entre as pedras dificultando a construção de um poço।

Para si ter uma ideia foi preciso colocar uma carrada com seis metros cúbicos de tijolos "comuns" dentro de uma caverna na construção desse poço de 70 mt e depois apareceu outra ainda maior e a empresa desistiu do serviço.

A solução é contratar uma empresa que possua máquinas apropriadas para construir poços profundos (Aquelas contratadas pela Petrobras) e tentar fazer esses poços. O governo estadual não possui esse tipo de máquina.

Naquela mesma região existem mais dois assentamentos chamadas de Groelandia, na Chapada do Apodi, pertencente ao estado do Ceará, que está na mesma dificuldade para perfurar dois poços।

Só sei de uma coisa: Não é só com os canos, que o assentamento possue, que se faz um poço. O Incra era para dá apoio a esses assentados mas os abandoram.

Só sei de outra coisa: O Incra fez dois poços de 160 mt cada, no assentamento Caiçara no município de Apodi e todos dois poços não possuem água। Nenhum pingo de água saiu dos dois poços.

27 de maio de 2010 20:21

Nenhum comentário:

Postar um comentário