sexta-feira, 2 de novembro de 2018

População mantém tradição de visitação a cemitérios em Apodi no dia de finados


No dia dois de novembro, é prática comum de muitas pessoas visitar os cemitérios e rememorar a lembrança daqueles que já partiram em Apodi e todo país. O Dia de Finados é feriado no Brasil e um momento de introspecção para muitos.

Embora esse seja um dia importante dentro dos ritos da Igreja Católica, não é somente ela quem se dedica a relembrar e orar pela alma dos que partiram. Essa é uma data simbólica em várias culturas do mundo e a sua origem é cheia de contradições.

Como o dia de finados surgiu?

Oficialmente, o Dia de Finados foi incluído na liturgia (sequência de ritos da Igreja Católica) no século 13, graças aos esforços do monge beneditino Odilon de Cluny, na França. Segundo os relatos da época, esse monge notou que nem todos os mortos eram lembrados nas orações dos fiéis e, então, ele começou a pregar em benefício dessas almas.

Aos poucos, a visão da Igreja Católica sobre os mortos também passou a mudar. Hoje, a religião acredita que muitos, ao falecerem, permanecem um tempo no purgatório, onde poderão libertar suas almas dos pecados e, finalmente, encontrar Deus. Por isso, as orações dos que ficam são tão importantes para ajudar nessa iluminação.

Porém, na Idade Média, as pessoas não tinham muita “afinidade” com os mortos e a ideia de purgatório ainda era incipiente. Na época, as pessoas acreditavam que a alma apenas “adormecia” até o momento do julgamento final.


Nenhum comentário:

Postar um comentário