segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Após desocupação indígena, comunidade na Chapada do Apodi volta a ser acampamento


Após um período em que se tornou aldeia indígena onde foi ocupado por indígenas, o acampamento Santa Catarina, próximo ao Distrito de Soledade em Apodi a cerca de 10 km da sede do município, agora retoma suas atividades normais, e tenta chegar ao psoto de Assentamento, uma luta que está apenas iniciando.

Hoje mais de 30 famílias habitam o local, onde vivem da terra com algumas dificuldades, mas satisfeitos por terem um local para suas habitar.

Eles têm água cedida pela EMPARN, água de qualidade, até que seja providencia a perfuração de um poço para abastecer todas as residências, a maioria de taipas, algumas de tijolos.

Segundo Augusto Noronha presidente da associação, ter o povo indígena foi experiência boa, mas agora os moradores querem caminhar sozinhos e buscar novas experiências, com o intuito de regularizar o local para sobrevivência das famílias.

As famílias na sua maioria vivem da terra, principalmente da madeira extraída próximo ao local, que é comercializada e garante o pão da mesa de algumas famílias. Outras saem para trabalhar em outras atividades.




Nenhum comentário:

Postar um comentário