quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Ônibus adaptado garante acessibilidade aos estudantes universitários

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Apodi reativou recentemente o ônibus adaptado para o transporte de alunos cadeirantes

Grandes investimentos têm sido feitos pela secretaria municipal de Educação no sentido de tornar os ambientes físicos escolares acessíveis, construindo rampas, pisos e sinalização táteis, entre outros. Algumas escolas municipais já receberam recursos, outras ainda receberão o benefício.

Se o Governo Federal faz seu papel ao disponibilizar os recursos físicos para o transporte acessível, as prefeituras precisam se atentar para o fato de que ter um veículo adaptado não é a única medida para garantir o acesso com segurança dos alunos com deficiência às escolas.

São necessárias outras medidas, como a avaliação da adaptação para cada estudante e o treinamento dos motoristas. Um bom exemplo é o da prefeitura de Apodi, agora com um transporte universitário adaptado, para que alunos com limitações físicas possam se locomover e cursar o Ensino Superior.

Sabe-se que o contexto social brasileiro é permeado pela desigualdade e pela falta de oportunidades ao exercício de muitos dos direitos fundamentais do cidadão. Esta realidade, por vezes, é tão forte que a simples disponibilização do ensino público e gratuito não é suficiente para assegurar o acesso e a permanência da criança e do jovem na escola.

De acordo com a equipe do departamento de transporte escolar, este é um primeiro passo para contemplar todos os estudantes com deficiências da cidade.

“É uma vitória porque reafirma o dever de inclusão das pessoas portadoras de deficiência física às políticas públicas do poder público – do Município, Estado e União. A pessoa com deficiência tem uma proteção jurídica maior do que aquelas que não estão nessa condição. Isso ocorre justamente para poder compensar a desigualdade material, a desigualdade fática que ela possui”, avalia a presidente da Associação de Pessoas com Deficiência de Apodi (APDA), Nêmora Martins.

A Prefeitura de Apodi garante muito mais inclusão para você!

Via Janio Duarte/ApoDiario.

Nenhum comentário:

Postar um comentário