domingo, 4 de novembro de 2018

Enem 2018: 1,2 mil policiais militares serão empregados nos 221 locais de prova no RN


A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) junto com a Polícia Militar do Rio Grande do Norte vão realizar a Operação Enem 2018. Ao todo, 1,2 mil policiais militares serão empregados nos 221 locais de prova em escala extraordinária.

A operação ocorrerá em duas etapas. A primeira delas neste domingo, 4, e a segunda no outro domingo, dia 11. As provas serão aplicadas em 40 municípios da Região Metropolitana e do interior do estado.

Para o comandante da Operação Enem 2018, Tenente-Coronel Castelo Branco, o emprego dos policiais militares irá garantir a ordem e a segurança de estudantes e funcionários, como também, no apoio ao deslocamento dos malotes com as provas, possibilitando desta forma, a obtenção da qualidade necessária para o êxito na realização das provas.

“O Gabinete de Gestão de Integrada (GGI) do RN estará interligado com BrasíliaDF durante todo o evento, onde concentrarão as atividades de gerenciamento e monitoramento em tempo real", disse.

O Rio Grande do Norte tem 124.046 candidatos inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. Eles representam um total de 2,2% dos 5,5 milhões de inscritos em todo o país. Em Mossoró, 14.060 estudantes se inscreveram ao Enem 2018, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). No estado, os portões abrem às 11h e fecham às 12h do horário local, por causa do horário de verão, que passa a valer na madrugada do primeiro dia do exame.

Até a última atualização do Ministério da Educação, 84,91% dos mais 124 mil candidatos inscritos em todo o Rio Grande do Norte já haviam consultado o cartão de confirmação.

O Enem 2018 será aplicado em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, seguindo o horário oficial de Brasília. Este ano, o início do horário de verão coincidirá com o primeiro domingo de aplicação de provas, 4 de novembro. Portanto, como em edições passadas, o Enem será aplicado em quatro fusos horários distintos, mas de acordo com o horário de Brasília. Residentes em outras localidades devem fazer a conversão para o horário local. Estudantes do Amazonas devem ficar atentos, porque o estado tem dois fusos diferentes.

Provas

No primeiro dia de provas, os candidatos vão enfrentar as provas de linguagens, com 45 questões, ciências humanas, com outras 45, e redação. A duração máxima da prova é de 5 horas e 30 minutos.

O segundo dia de provas será o domingo seguinte, 11 de novembro, quando as provas serão de ciências da natureza (45 questões) e matemática (45 questões), com duração de 5 horas.

Só é permitido entrar em sala com caneta esfereográfica preta produzida em material transparente e documento oficial com foto. Qualquer material a mais é guardado em um envelope porta-objetos, colocado abaixo da carteira de cada participante. Lanches também passam por fiscalização.

Os participantes só podem sair da sala após duas horas de aplicação. A ida aos banheiros é acompanhada por fiscais e o participante passa por revista com detector de metais ao entrar e ao sair do banheiro.

Fonte: Jornal De Fato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário