quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Fórum vai discutir uso das águas do subsolo no Apodi

O uso das águas subterrâneas, os problemas do clima e as dificuldades no abastecimento da região do Apodi estarão em discussão no 1º Fórum das Águas, na próxima sexta-feira, 11 de novembro, no município de Apodi, região Oeste do Rio Grande do Norte.

“Há uma grande preocupação da sociedade com o uso da água no município do Apodi e na região, por isso, este evento será muito importante para o debate de todas as questões que envolvem esses problemas”, afirma o vice-presidente da FIERN, Pedro Terceiro de Melo.

Ele destaca que a população quer tomar conhecimento do manancial que está disponível no subsolo. “As pessoas veem as represas, os açudes, as lagoas, mas nem sempre há consciência da disponibilidade do subsolo”, afirma o vice-presidente da FIERN, uma das entidades promotoras do Fórum.

Por isso, explica Pedro Terceiro, durante o evento serão abordados assuntos relacionados com a água disponível em mananciais subterrâneos. Além disso, também estará em discussão as informações sobre até que ponto é possível utilizar essas águas para irrigação e outras atividades econômicas. O Fórum também vai tratar das previsões para o comportamento do clima da região no próximo ano.

O 1º Fórum da Água será no auditório do IFRN (RN 233, km-02, 999, bairro da Chapada do Apodi). A abertura está programada para às 8h30. Logo depois, haverá uma palestra sobre a “Problemática do clima da região do Apodi”, com Meiry Sayuri Sakamoto, doutora em meteorologia da Universidade de São Paulo.

Em seguida, Alberto Ricardo Torres Galvão Neto apresentará “Os aspectos técnicos dos recursos hídricos no município do Apodi”. Alberto Ricardo é doutor em Hidrogeologia e integra o Serviço Geológico do Brasil. O terceiro tema das palestras do Fórum abordará as soluções para a utilização do potencial hídrico das águas subterrâneas no município, com o doutor em Irrigação e Drenagem José Francisco de Medeiros.

Um comentário:

  1. Há cerca de três anos venho defendendo, de forma quase que solitária, a necessidade do município de Apodi, por seu Prefeito, encaminhar um decreto-Normativo à Câmara municipal estabelecendo UM MARCO REGULATÓRIO PARA O controle do CONSUMO E EXPLORAÇÃO DO NOSSO MANANCIAL FREÁTICO.

    ResponderExcluir