domingo, 27 de setembro de 2015

"Gente hipócrita que se comporta como herói", diz promotor de justiça de Apodi


O promotor de justiça da Comarca de Apodi, Silvio Brito, reagiu à falta de apoio à Associação de Proteção aos Animais (Apa) por parte de ambientalistas e outras autoridades. A Associação cuida de cerca de 700 jumentos recolhidos nas estradas do RN. 

Em sua conta no Facebook,  Silvio Brito afirmou que "Para atacar pessoas, alguns "ambientalistas" capricham na maquiagem e vão a Brasília participar de reuniões inúteis... Porém, para ajudar verdadeiramente os animais, são incapazes de arregaçar as mangas e irem até ali, a Apodi, tentar aliviar o drama desses pobres animais". 

"O mundo está entregue a gente assim, demagoga, hipócrita, inútil, mas que se comporta como herói", finaliza. 

A postagem do promotor se refere, ao fato de que, por conta da seca instalada no Rio Grande do Norte, os jumentos recolhidos nas estradas do Estado (evitando acidentes), estão morrendo de fome e sede. As fazendas abrigam cerca de 700 animais que vivem em duas propriedades.

Os animais são abrigados em duas fazendas em Apodi, através da Associação de Proteção dos Animais (Apa). No entanto, por conta da seca, a Apa anunciou que não vai mais receber animais por falta de condições de mantê-los. 

Segundo o fazendeiro Eribaldo Gomes, conhecido por Jesus, algumas prefeituras da região até ajudam com a água, mas está chegando um momento, em que a situação se agrava. Falta alimento para os animais. 

Eribaldo conta que tudo o que pode fazer sozinho para os animais durante o ano, ele fez. "Não adianta receber animais abandonados na BR e abandoná-los dentro das fazendas", explica o fazendeiro a TV Costa Branca. 

O cuidador de animais, Natan Mazaque, explica que chegou a levar água de casa para matar a sede os animais. "Tirei água de casa para tentar diminuir a sede de alguns animais porque dá dó", informou na reportagem. 

O fazendeiro Eribaldo cobra ações das prefeituras da região para tentar resolver a situação. Ele informa que as fazendas recebem animais de Natal, divisa do Ceará e da Paraíba. 

As operaçãos do Comando da Polícia Rodoviária Estadual que fazem recolhimento dos animais das estradas devem ficar suspensas por falta de local para abrigar os animais.

O Governador do RN, Robinson Faria, renovou nesta semana, o decreto de emergência por conta da seca por mais 180 dias em 153 dos 167 municípios do Estado.

Fonte e Foto: Mossoró Hoje.

3 comentários:

  1. Isso realmente é lamentavel e desumano com esses pobres animais que já foram tão úteis no passado e agora estão sendo descartados. A APA não tem condições de cuidar e manter esses animais, e se os mesmos estão sendo tirados das estradas para evitar acidentes porque não receber ajuda do DETRAN, DENATRAN,DEER e outros orgãos estaduais? Porque não usa-se o dinheiro das multas de trânsito e dos leilões para uma causa tão justa como essa?

    ResponderExcluir
  2. CONCORDO PLENAMENTE COM O PROMOTOR.

    ResponderExcluir
  3. O promotor estar certo esses políticos sem futuro conversa demais e não resolve nada

    ResponderExcluir