quarta-feira, 31 de julho de 2013

Deu no Jornal de Fato: Sucateamento da rede pública de ensino preocupa

Apodi – Os moradores do município de Apodi, na região Oeste do Rio Grande do Norte, sentem na pele o descaso e a falta de zelo das autoridades com a educação. No início deste mês, estudantes e professores da Escola Estadual Gerson Lopes, situada no Centro deste municípo, denunciaram a situação de completo estado de colapso da escola. Na escola, pode-se observar um número expressivo de cadeiras quebradas, luzes que não funcionam, lixo ao redor do colégio, teto ameaçando desabar e cupim por toda a estrutura de sustentação do telhado. A reforma foi anunciada, mas ainda não começou.
 
No início desta semana, os moradores dos assentamentos Canapum, Bregueço, São Neto e Caiçara disseram que estão preocupados com a possibilidade de que a única escola municipal para atender os alunos das comunidades feche.

A escola funciona num prédio cedido pela ONG Visão Mundial. Na escola, estão matriculados alunos na creche e uma turma multisseriado que atende do 1.º ao 5.º do ensino fundamental.
 
Alguns moradores chegaram a promover dois abaixo-assinados entregues ao vereador Laete Oliveira, que disse que será encaminhado para o Ministério Público.

Mesmo com o relato de moradores da região, a secretária municipal de Educação, Mara Marlizete Marinho Duarte, disse que a situação é totalmente diferente do que vem sendo divulgado por alguns blogs. Segundo ela, a escola está instalada em um prédio da Visão Mundial sem as condições mínimas de funcionamento, por isso foi feita uma reunião com moradores e pais de alunos, para que uma nova escola fosse construída e o prédio devolvido à Visão Mundial.
 
“Na discussão do Plano Plurianual, o prefeito Flaviano Monteiro conversou com a população e ficou definido que a situação seria analisada e possivelmente no próximo ano a escola seria fechada. Além de não oferecer as condições ideais, a escola tem poucos alunos e recentemente uma cobra foi encontrada na escola”, disse.

Ela disse que, se a escola for fechada, os alunos serão remanejados para escolas próximas as suas comunidades.
 
Ao todo, o município possui 36 escolas na zona rural. “Depois de visitar algumas escolas, o prefeito decidiu promover a reforma das que se encontram em situação mais precária”, destaca.

6 comentários:

  1. Oi, Josenias. Como andam as mobilizações em prol da UERN? Qual é a programação agora? Haverá caravana de Apodi indo para a assembleia legislativa no dia 1º de agosto? Nos mantenha informados.

    ResponderExcluir
  2. Cade Laete, calor tembém?

    ResponderExcluir
  3. foto muito semelhante a uma que alguns anos atras teve repercussão nacional onde uma professora da nossa cidade dava aulas no alpendre de sua casa alguém lembra?agora não né?agora não!é politica veiiiiiiia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta bastante enganado anonimo, esta casa não é a da reportagem do RNTV, conheço muito bem a casa do João Pedro, entre esta janela e esta porta, tem uma outra porta, se duvida va la conferir, se quer defender a gestão desastrosa, arrume outra desculpa, a se não estou enganado a casa do Joao Pedro é azul.

      Excluir
  4. Enquanto o poder publico abandona as escolas , existe em Apodi-RN o Conselho Comunitário do Bairro IPE lutando com ajuda de moradores e amigos para recuperarem a Escola Lar da Criança Pobre do Apodi no Bairro IPE...Seria Bom que nossos governantes seguisse esse EXEMPLO.

    Ver matéria no BLOG ipeemluta

    Sem mais
    Reginaldo Costa.
    Conjunto IPE.
    Apodi-RN.

    ResponderExcluir
  5. respondendo a esse amigo que disse q eu estava enganado eu não quis dizer q era a mesma casa e sim o mesmo assunto e outra coisa, não preciso defender alguém em quem nem votei agora não sou cego pra não enxergar tanta politicagem na nossa cidade e ficar calado falava quando era a ex -prefeita a qual votei nela porq num falaria agora?
    valeu e desculpa qualquer coisa.

    ResponderExcluir