segunda-feira, 22 de julho de 2013

Apodi deverá iniciar cultivo de uvas

Produtores rurais do município de Apodi visitaram no domingo (21) a área experimental de um parreiral de uva na Estação Experimental da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA).
A ação faz parte de um projeto desenvolvido pelo Dr. Renato Dantas, visando estimular o plantio de culturas alternativas no Polo Irrigado de Apodi.

O professor Celso Pommer e o pesquisador dr. Django Dantas receberam os visitantes e puderam mostrar as vantagens do cultivo da uva. A exigência em mão de obra para os tratos culturais é amplamente superada pelo retorno financeiro esperado, mesmo para pequenos produtores. A iniciativa conta com o apoio do Sebrae/RN.
 
Os produtores se mostraram entusiasmados com o que viram e em breve, a região oeste do Rio Grande do Norte poderá se tornar também produtora de uvas. A previsão tem como fundamento pesquisas realizadas pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido. No segundo ano de vigência, o projeto de pesquisa Produção de uva de mesa com baixo impacto ambiental no Vale do Mossoró/Açu realiza a primeira colheita. O experimento está montando na Fazenda Rafael Fernandes, pertencente à Universidade, sendo financiado pela Capes.
 
A pesquisa avalia as variedades Itália Melhorada, Isabel Precoce e Niagra Rosada combinadas com três portas-enxerto (IAC 313, IAC 766 e IAC 572), totalizando nove combinações. Os portas-enxerto foram desenvolvidos pelo Instituto Agronômico de Campinas. A pesquisa tem a coordenação do professor Dr. Celso Valdervino Pommer e objetiva conhecer o comportamento das videiras nas condições climáticas do semiárido potiguar. Outro diferencial é a forma de produção com baixo impacto ambiental, ou seja, com menor uso de defensivos.
 
Apesar de estar em andamento, a produção obtida deixa os pesquisadores animados. “Vamos iniciar a avaliação dos resultados das combinações para saber qual a melhor delas se adequa à região”, adianta o dr. Django Jesus Dantas, técnico responsável pelo projeto que é pioneiro no Rio Grande do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário