sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Eclipse solar poderá ser visto no céu do Brasil

O domingo de Carnaval terá um eclipse solar entre 10h e 12h. Nesse período, a Lua passará diante do Sol e projetará a sombra sobre a Terra. Segundo os astrônomos, o eclipse é anular, ou seja, o disco inteiro do Sol será visto atrás da Lua, formando um "anel de fogo". Mas, no Brasil, a Lua cobrirá o Sol parcialmente.

"Isso acontece quando o eclipse ocorre com a Lua próxima do seu apogeu, ou seja, próxima do ponto da órbita mais distante da Terra", afirma a pesquisadora Josina Nascimento, do Observatório Nacional (ON), instituto de pesquisa vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Ela ressalta que a observação do fenômeno só pode ser feita com instrumentos especiais usados por astrônomos ou com técnica de projeção. "Nunca deve-se olhar diretamente para o Sol nem mesmo com o uso de filme de raio-x, óculos escuros ou outro material caseiro. A exposição, mesmo de poucos segundos, danifica o olho de modo irreversível", alerta Josina.

Segundo a pesquisadora do ON, ainda em 2017, haverá um eclipse total do Sol, em 21 de agosto. "Esse fenômeno, porém, será visto no Brasil parcialmente e somente na região Nordeste, próximo ao horário do por do Sol."

Fonte: Jornal De Fato.

Um comentário:

  1. Ainda vão dizer que o culpado disso é o ex: prefeito Flaviano

    ResponderExcluir