quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Assembleia aprova SETE projetos de Kelps que os Governos Rosalba e Robinson não queriam que virassem leis

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte derrubou vetos do Governo e aprovou nesta quarta-feira, 15 de fevereiro, sete projetos que o deputado Kelps Lima apresentou entre os anos de 2013 e 2016, mas que os Governos Rosalba Ciarlini e Robinson Faria vetaram porque não queriam que virassem leis.

Alguns dos projetos, na visão de Kelps, diminuem a influência de interesses eleitoreiros sobre a máquina pública e melhoram a vida de segmentos da sociedade. Mesmo assim, tinham sido vetados pelos dois governadores.

Agora, com a derrubada desses vetos por parte da Assembleia, os projetos se tornaram leis definitivas e, mesmo a contragosto dos Governos, terão que ser respeitados.

Veja quais são as leis de Kelps aprovadas hoje:

1 – Lei que obriga o governante que perde a eleição a dar transparência dos documentos de sua gestão durante a transição para o novo governante que venceu o pleito. Evita-se com esta lei que um novo governante assuma o comando do governo no escuro, sem que o governador derrotado tenha lhe dado todos os documentos públicos;
2 – Lei que proíbe governadores de inaugurarem obras inacabadas, que muitas vezes são entregues inconclusas, vedando também a contratação de bandas para as festas de inaugurações dessas obras não concluídas.
3 – Lei que dá aos idosos o direito de receber indenizações ganhas do Estado, no teto de 60 salários mínimos, sem ter que entrar na famigerada fila dos precatórios;
4 – Lei que cria a Câmara de Conciliação de Precatórios para que o Governo do Estado possa fazer negociação com pessoas que tenham dívidas a receber e assim consiga descontos, economizando dinheiro público que pode ser utilizado em outros setores carentes do Estado, como Educação, Saúde e Segurança.
5 – Lei que obriga o Governo do Estado a utilizar parte da verba publicitária para campanhas educativas ao invés de apenas fazer propaganda de autopromoção de governadores;
6 – Lei que concede remição de pena a presos de bom comportamento que se dediquem à leitura de livros na prisão;
7 – Lei que concede isenção de ICMS para policiais do Rio Grande do Norte comprarem armas mais baratas;

Nenhum comentário:

Postar um comentário