quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Novo pavilhão do CDP de Apodi é inaugurado




Foi Inaugurado nesta quinta-feira (5), o novo Centro de Detenção Provisória ampliará em quatro vezes a capacidade da unidade prisional, que atualmente é ocupada por 46 presos, mas na teoria só poderia encarcerar 15 homens.

Sem repasses do governo durante os oito meses de construção, o projeto foi viabilizado graças a um esforço conjunto que envolveu direção da unidade prisional, Justiça, Ministério Público, empresas e uma organização não-governamental.

Para a inauguração esteve presente autoridades de todo o Estado do Rio Grande do Norte, incluindo o desembargador Saraiva Sobrinho. Na ocasião os membros da mesa falaram do processo burocrático que foi necessário para poder construir o novo prédio.

A obra custou R$ 150 mil, dos quais R$ 110 mil foram pagos pela Comarca de Apodi por meio da arrecadação de penas pecuniárias - multas aplicadas nos processos. O Ministério Público entrou com o projeto arquitetônico e os demais apoiadores contribuíram com cimento, tubos de aço, tijolos, telhas, equipamentos e uma cisterna com capacidade para 16 mil litros. A mão-de-obra incluiu dez presos, que trabalharam como pedreiros e serventes de pedreiro.

O novo Centro de Detenção se chamará Ronilson Alves da Silva, em homenagem a um agente penitenciário morto no ano passado em Mossoró.

O Centro de Detenção custodia presos de cinco municípios - Apodi, Severiano Melo, Itaú, Felipe Guerra e Rodolfo Fernandes e ficou assegurado que o novo prédio não será ocupado por nenhum preso de outras localidades que não seja da comarca.

Texto: Jair Gomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário