sexta-feira, 31 de julho de 2009

Implantação do Projeto Santa Cruz do Apodi terá início em janeiro de 2010


As obras do Projeto de Irrigação das terras da Chapada do Apodi estão caminhando para se torna realidade. È que o processo licitatório do Projeto de Irrigação Santa Cruz do Apodi deverá ser iniciado em outubro deste ano após a elaboração dos estudos ambientais (EIA-RIMA) que está em fase de conclusão.

A informação é do diretor-geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – DNOCS, Elias Fernandes Neto, adiantando que as obras de implantação deverão ocorrer até o final de janeiro de 2010.

Esta obra, do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), localizada na Chapada do Apodi no Rio Grande do Norte terá 3.000ha em sua primeira etapa, com recursos programados no valor de R$ 150.000.000,00. O projeto foi viabilizado com a construção da barragem Santa Cruz, garantindo o fornecimento de água para o empreendimento que aproveitará solos de elevado potencial para a agricultura irrigada, devendo proporcionar a oferta de produtos agrícolas de alto valor agregado e a geração de 10.000 empregos, entre diretos e indiretos.

A obra foi incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) através de uma luta da prefeita de Apodi, professora, Goreti da Silveira Pinto (PMDB), junto ao senador Garibaldi Alves Filho e deputado federal, Henrique Eduardo Alves que trataram do importante projeto diretamente com o presidente Lula que escutara as obras traves do Mi­nis­té­rio da Integração Nacional via, Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – DNOCS.

Se­gun­do o Dnocs, so­men­te com a rea­li­za­ção da pri­mei­ra eta­pa do pro­je­to de ir­ri­ga­ção se­rão ga­ran­ti­dos dez mil em­pre­gos di­re­tos, nú­me­ro que ga­ran­ti­rá o iní­cio da re­den­ção eco­nô­mi­ca de to­da a re­gião do Va­le do Apo­di।

A Bar­ra­gem de San­ta Cruz ter­mi­nou de ser cons­truí­da em de­zem­bro de 2001 e foi inau­gu­ra­da dia 11 de mar­ço de 2002. Só per­de em ta­ma­nho pa­ra a Bar­ra­gem Ar­man­do Ri­bei­ro Gon­çal­ves, no As­sú. A bar­ra­gem foi cons­truí­da em par­ce­ria en­tre os Go­ver­nos do Es­ta­do e Fe­de­ral e con­ta com uma ca­pa­ci­da­de de re­ser­va da or­dem de 600 mi­lhões de me­tros cú­bi­cos que con­tam com um po­ten­cial de ir­ri­ga­ção de 9.236 hec­ta­res na Cha­pa­da do Apo­di e ca­pa­ci­da­de de im­pul­sio­nar a fru­ti­cul­tu­ra ir­ri­ga­da no Va­le do Apo­di.



A pre­fei­ta elei­ta de Apo­di, Go­re­ti Pin­to, co­me­mo­ra a in­clu­são do pro­je­to de ir­ri­ga­ção das ter­ras apo­dien­ses no Pla­no de Ace­le­ra­ção do Cres­ci­men­to (PAC) pa­ra a edi­ção de 2009. ”Graças ao apoio do nosso senador Garibaldi, deputado Henrique Alves e do presidente do Denocs, Elias Fernandes, a nossa Chapada do Apodi se transformará em um celeiro de oportunidades para os nossos produtores rurais”, comemora a prefeita Goreti Pinto que sempre tem viajado a Bra­sí­lia e em busca de recursos federais e co­brado empenho da Bancada Federal.



O Projeto de Irrigação das terras da Chapada do Apodi foi uma das promessas de campanha da prefeita, Goreti Pinto. A prefeita sempre viu no projeto uma saída para o combate ao desemprego em seu município.

Um comentário:

  1. isso é muito bom para nossa região.com a geração de emprego na chapada do apodi reduzirar muito a migração do nosso povo para os grandes centros.e possibilite a volta de muitos conterraneos que foram para a cidade grande. assim como eu.


    sergio,rib. preto,sp

    ResponderExcluir