segunda-feira, 13 de julho de 2009

Apodiense ganha bolsa para Portugal


Através do Programa de Bolsas Luso-Brasileiras, Projeto Santander Universidades, muitos estudantes brasileiros têm o privilégio de estudar um semestre nas melhores Universidades da Europa. Cada bolsa é do valor de 3.300 euros (9.512,32 reais) Este programa começou em 2007 e desde então universitários de todo o Brasil (das Universidades Federais) já tiveram a oportunidade de viajarem para Portugal com o objetivo de ampliarem e aprimorarem seus conhecimentos nas respectivas áreas de seus cursos.


Este ano, mais 10 estudantes da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) foram os bem-aventurados ganhadores das bolsas desse Programa, além de outros alunos de outras Universidade do Brasil. O critério para a seleção foi o “IRA” (Índice de Rendimento Acadêmico), que é o coeficiente de todas as notas do aluno no decorrer de seu curso. E este ano, Lucas Cavalcante de Lima, 24, estudante do 4º período Direito da UFRN, apodiense, foi um dos selecionados. Mas não foi simplesmente mais um, há um diferencial neste caso.


Lucas sempre estudou em escolas públicas e concluiu seu ensino médio na Escola Estadual Zenilda Gama Tôrres. Em 2007 fez vestibular para a UFRN, uma das melhores Universidades do país, e foi a provado em 1º lugar no Curso de História. No ano seguinte fez novamente vestibular para a mesma instituição, só que agora para um dos cursos mais concorridos, Direito, sendo aprovado em 2º lugar.


E hoje, ele tem o maior IRA da UFRN, com 9,8 tendo obtido, portanto, o primeiro lugar nesta última seleção do Programa Bolsas Luso-Brasileiras. Lucas irá estudar 6 meses na mais antiga Universidade da Europa, a Universidade de Coimbra, e terá o privilégio de ser aluno do maior constitucionalista do mundo, o Doutor Catedrático Joaquim José Gomes Canotilho.
Lucas viajará em setembro deste ano para Portugal, e retornará em fevereiro de 2010.

Que esta história de superação sirva como exemplo de que quem faz a diferença na Escola é o aluno. Nunca limite seus sonhos. Não é porque você estuda em escola pública que você não irá realizar seus sonhos. Mas é evidente, é preciso estudar, mas como nos ensina Max Weber, estudar com paixão!


O jovem expressa sua satisfação por ter conseguido a bolsa “Sinto-me recompensado pelo meu esforço e perseverança. Mas também me sinto grato. Grato aos meus professores de Apodi, aos meus amigos e, especialmente, à minha mãe. E termino por dizer o que certa vez falei ao diretor do Zenilda Gama, Vêra, “onde eu for levarei o Zenilda”, e agora digo diferente: onde eu for, levarei Apodi”, disse.


FocoNews

Nenhum comentário:

Postar um comentário