sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Defesa Civil do Munícipio de Apodi encerra entrega de filtros e prevê elaboração de Relatório referente a situação das famílias beneficiárias do programa

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil – COMDEC, de Apodi, finalizou na manhã de hoje 14, a entrega dos Filtros que estava acontecendo desde o início do mês de janeiro na Secretaria Municipal de Turismo, onde funciona a COMDEC do município. Foram entregues 2.225 unidades, a ação abrangeu mais de 140 comunidades do município. Esta ação é uma parceria da Sejuc/Cedec com a Secretaria de Estado da Agricultura da Pecuária e da Pesca - SAPE, as Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) e o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural - Emater. Esse benefício é destinado ao tratamento de água das famílias cadastradas no programa Operação Pipa nos municípios que estão em estado de Emergência devido à estiagem no Estado do Rio Grande do Norte.

Segundo informações da COMDEC de Apodi, junto a entrega dos filtros, estava sendo também aplicado um questionário  de cadastramento de famílias, assim, ao final do processo de entrega dos filtros, a COMDEC terá um relatório completo da real situação do município quanto a questões de riscos sociais, econômicos, situação de moradia, principais dificuldades em situações de estiagens e enchentes e com isso elaborar um mapa de vulnerabilidade para que as ações de proteção e defesa frente as questões de riscos, possam ser melhor aplicadas. Na primeira quinzena de março, quando todos os dados forem compilados e lançados no sistema, o relatório, como também o mapa serão apresentados a população na “1ª Conferencia Municipal de Proteção e Defesa Civil do Apodi”, acompanhando assim o período de conferencias de Defesa Civil que está em vigor em todo país.

“Juntamos o útil, ao necessário. Desde junho de 2013, nossa pretensão era criar um banco de dados na Defesa Civil do município, cadastrar famílias afetadas diretamente pela situação de emergência para com isso, elaborar um mapa que identificasse quais ações prioritárias da COMDEC no enfrentamento dessas situações de emergências e prevenção de desastres naturais como a seca e\ou estiagem. Não foi fácil, mas conseguimos aplicar 2.225 questionários e cadastrar em nosso sistema 2.225 famílias. Com isso, caso haja uma enchente, teremos em nosso sistema um indicativo de quais famílias devem ser primeiro atendidas, quais devem ser removidas de suas casas, quais as formas necessárias para isso, se por terra ou por helicóptero. Da mesma forma para estiagem, conseguimos identificar quais famílias necessitam de água, se eles tem poços, e etc... é um banco de dados complexo, e poderemos dessa forma usar a criatividade para criar diversos mapas de ação frente as situações de emergências e prevenção de desastres”, Afirma Jerlandio Moreira, coordenador da COMDEC de Apodi.

Segundo a coordenadoria, a partir desta segunda-feira dia 17 de fevereiro, a COMDEC voltará a funcionar com suas atividades normais de planejamento, elaboração de relatórios de ricos e implantação dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil nas comunidades rurais e nos principais bairros de nossa cidade, como também a liberação de água para famílias carentes da zona rural e acompanhamento semanal do Programa Operação Pipa. Segundo informações, na primeira quinzena de março, o munícipio de Apodi estará realizando a 1ª conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil, com a temática “Novos paradigmas para o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil”.

Jerlândio Moreira
Coordenador da COMDEC Apodi
+84 9656 6161/9113 8132

Nenhum comentário:

Postar um comentário