sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Professor apresenta CARTA ABERTA opinando sobre a greve da categoria

CARTA ABERTA À COMUNIDADE ESCOLAR e aos apodienses.

Sou professor municipal (CONCURSADO) lotado na EMIAT (Escola Municipal Isabel Aurélia Tôrres) há mais de 08 (oito) anos e sempre tentei ser sensato e coerente nos meus posicionamentos, e tentar dar o máximo pelos meus alunos.  Um exemplo (não só meu) foi o fato de, na gestão passada, ter sido divulgado que a energia de nossa escola teria sido cortada por falta de pagamento, quando na verdade teria sido uma mudança de fase (monofásica para trifásica), saímos TODOS independente de cor partidária em defesa dELA.

Infelizmente, em uma cidade que as escolhas políticas nos fazem andar com um número na testa é praticamente impossível exercer a neutralidade.  Se votou tem que elogiar sempre, SE NÃO, criticar.

É triste ouvir de funcionários de outras categorias (e às vezes de categoria nenhuma) intimidações por você declarar não ser favorável a uma greve.  Existir pessoas que chegam ao ponto de falar de mim na frente da minha mãe com 66 anos, hipertensa, vítima de AVC e cadeirante, mesmo o próprio já ter sido uma AUTORIDADE MUNICIPAL e que talvez não tenha sido um exemplo de profissionalismo. Pior ainda ouvir nomes e indiretas (traidor, Judas, covarde, medroso, entre outros não pronunciáveis), não só com a minha pessoa, mas com alguns colegas (muitos deles votaram na oposição) e que são xingados ironicamente até mesmo por um(a) pai/mãe de um(a) aluno(a) que ESTÁ tendo aulas.

Será que estes mesmos estão sendo hostilizados pelos companheiros da GREVE ESTADUAL?  Ou será pelo fato de terem sido hostilizados em greves anteriores? Sim, porque esta não é a primeira e com certeza não será a última.  Em breve teremos eleições para diretores municipais, como se comportarão os eleitos em situações adversas?  Nunca fui diretor, nem quero ser (já demos provas disso), não por me achar incompetente para o cargo, mas por ter a consciência que para fazer um bom trabalho administrativo precisaria ter colaboração irrestrita de TODOS (será isso possível?)

Quanto à GREVE em si.  É TOTALMENTE LEGÍTIMA, eu mais do que poucos NÃO GANHO SEQUER O PISO NACIONAL, tenho mais do que motivos para estar indignado com esta desvalorização.  Só que entrei na justiça há mais de 02 anos e convidei alguns colegas para entrarmos juntos e disseram: “deixe ver se você ganha”.  Nem o próprio SINTRAPMA me cedeu o advogado, entrei em um escritório particular.

É triste ouvir e ler de pessoas que ganham até 3X o meu salário e que nunca estiveram em uma sala de aula, independente de quem for o gestor, xingando e convocando os outros para irem à luta, e não saem nem de casa (Isso é ser grevista?)

Qual é a principal pressão que qualquer gestor público sofre com uma greve?  A sua imagem política.  Há outras maneiras de pressionar, sem deixarmos de dar aulas? Sim.  Entre elas boicotar eventos, principalmente aqueles que são pagos com uma “vaquinha” dos professores, além de divulgarmos por diversos meios (o que já está sendo feito).

As greves sempre são tensas, mas geralmente só vemos o nosso lado, para mim foi necessário ser penalizado pelas constantes paradas da UERN para refletir sobre esse assunto.

Nós estamos com um problema sério batendo à nossa porta (principalmente nas escolas de zona rural e mais afastadas): EVASÃO ESCOLAR.  E o próximo movimento? QUEREMOS ALUNOS.

Grato,
Prof. Roberland Ricardo.

22 comentários:

  1. cadê a educação desse povo?

    ResponderExcluir
  2. ORA ESSA voces professores já ganham demais e queremos mais, mais não só tem voces não rapaz. Tem outras classes

    ResponderExcluir
  3. parabens Roberland por pensar assim, pois o que estou vendo nessa greve é muita baixaria parece até que não são nem educadores, mais a politicagem de nossa cidade deixa o povo assim mesmo eu entendo a ressaca moral depois de uma derrota dessa KKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  4. parabens Roberland por pensar assim, pois o que estou vendo nessa greve é muita baixaria parece até que não são nem educadores, mais a politicagem de nossa cidade deixa o povo assim mesmo eu entendo a ressaca moral depois de uma derrota dessa KKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  5. Roberlan, você já pediu nessa gestão a copia das folhas de pagamento, antes pra você não fazia porque não queria, antes você não dava aula e ainda pediu afastamento de sua esposa e você dizia que tudo estava errado, e estava sim pois vc tinha que ser pago pelo INSS e não pela PMA. ai hoje você defende esta gestão, vergonha total

    ResponderExcluir
  6. tem professoras que ja ganha dinheiro demais pelo seu nível de conhecimentos, pois mesmo sendo formada é muito atrazada de fazer vergonha, va agradecer a Deus e deixe de fazer fuxico e novela va cuidar de seus pobres alunos vítima de sua inconciencia.

    ResponderExcluir
  7. o que mais me intristece como mãe de aluno, é ver os piores professore sendo o da frente fazendo questão que a greve continue pelo fato dela ser uma pessoa verde se sente feliz em ver a coisa não funcionar, mulher pense se fosse seu filho que estivesse ali sem aula seja mais humano, deixe de pensar em dinheiro se o seu dinheiro não está dando é porque voce não esta sabendo fazer suas economias.

    ResponderExcluir
  8. o nosso municipio esta precisando reciclar alguns professores, pois na escola Aurélia Torres tem professoras que se vier uma avaliação do MEC ela vai para o serviço certo pois esta aleijando as crianças e ainda se achando. Mulher vá lavar banheiro!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. tem escola por ai que tem educadores revoltados não sei com que, que trata mau todos os colegas e ainda dezeja uma arma para descarregar na cabeça do prefeito isso é uma educadora, meu Deus onde vamos parar.

    ResponderExcluir
  10. Gente como o povo tem memória curta, o nosso gestor era puxador de GREVE, foi aluna do Zenilda Gama e tantas vezes fiquei sem aula e ainda apoiava a greve. E por que isso agora. PREFEITO DESSA DO ALTAR meu amigo vamos dialogar com os companheiro ou não é mais companheiro.

    ResponderExcluir
  11. Profº Roberland foi bastante sensato em suas declarações; trabalho com ele e sei que até então tem mantido uma coerência em suas fala( o que parece não acontecer com a maioria dos COLEGAS). Acho que, pelos comentários deixados, parte dos "anônimos" não entenderam o que ele falou, ou se entenderam fizeram de conta que não. Concordo quando diz que:"...em uma cidade que as escolhas políticas nos fazem andar...".Só gostaria de esclarecer a
    TODOS que não há PROFESSOR que goste de estar em greve; as pessoas precisam entender que uma greve é desgastante para ambos os lados e que TORCEMOS para que acabe logo da melhor maneira possível. NÃO estamos em férias, estamos sim muito angustiados com essa situação. Espero, sinceramente, que o prefeito Flaviano seja mais tolerante e reconheça o real valor do professor, assim como das demais categorias que também estão em greve, afinal ele também é professor não?! Portanto, deve saber o quanto esse descaso está nos angustiando. (Profª Sandra Sâmara)

    ResponderExcluir
  12. O pior é que tenho colegas professores(AS),que não entraram emgrve contra rosalba pelo 8% e porém foram a assenbléia do município e ficaram em greve pelos mesmos 8%,pode /dar para entender? e porque inclusive esses não fizeram greve por 22% que gorete pinto negou a nossa categoria...issó é greve e ou movimento politico.Duas medidas na busca de direitos,pelos mesmo professores,diante do mesmo municipio,porem só com o gestor diferente.. sinceramente é um ABSURDO.

    ResponderExcluir
  13. O meu familiar não entrou em grve,pois o sindicato não fez greve quando gorete negou os 20% da solubridade aos garis e agora faz a quem deu o aumento de 20% da salubridade.como posso entender essa politicagem mascara de grve.agora entre em greve.

    ResponderExcluir
  14. ROBERLAN não faz greve porque SONETH não deixa

    ResponderExcluir
  15. Com gorete nao tinha greve por que tinha reajuste

    ResponderExcluir
  16. Amigo anônimo com Gorete teve greve, e ela não deu o aumento merecido, e etc etc etc

    ResponderExcluir
  17. PARABENS AO PROFESSOR. ESTOU DE ACORDO COM O QUE FALA. A GREVE É JUSTA, LEGAL E AS VEZES A UNICA FORMA DE SER OUVIDO, MAS COMO ELE FALA TEM OUTROS MODOS E PORQUE OUTROS E O SINDICATO NAO O APOIARAM E ENTRARAM NA JUSTIÇA? O SALARIO E A GREVE TE MAIOR IMPORTANCIA QUE AS AULAS QUE AO VOLTAR DA GREVE NAO SERAO DADAS, VAO INVENTAR AULA NO SABADO E NO FIM DE 100 % DE AULA VAI SER DADA 70 OU MENOS. PERGUNTO AO PROFESSOR SE ELE SABE SE NESTA OU NA GREVE PASSADA O SINDICATO EXIGIU OU EXIGE MELHORIAS NA QUAILIDADE DE TRABALHO COMO CARTEIRAS, MERENDA, QUADROS E OUTROS MATERIAIS, OU COMO SEMPRE É SÓ SALARIO E OS ALUNOS VAO PRA AS AULAS DO JEITO QUE DER. MEUS SINCEROS PARABENS PROFESSOR.

    ResponderExcluir
  18. A preocupação é só com o salário e nada mais

    ResponderExcluir
  19. A justiça rewspondeu a gente,eu voltarei segunda e vou dizer ao sindicato,que pelo menos gaste dinheiro com advogado bom,para não colocar a gente em greve sem se legal.ai a gente perde o emprego oe o jão vai fazer o que.

    ResponderExcluir
  20. a preocupação de muitos é só politica,conheço um que ganhava rios de dinheiro,que vivia passeando e agora nem cerveja toma e suco em casa mesmo. é revoltado todo,ora perdeu o peitinho.sou amigo dele e sei o que passa hj,muitas coisas em sua casa foram cortadas é um deus nos ac uda.

    ResponderExcluir
  21. Estou com pena de Apodi...dois. querendo mamá o dinheiro da prefeitura o outro já é da igreja e agora como vice...affff coitada da pobre Apodi,continua a maesma,sofrida,entra prefeito sai prefeito e a pobrizinha na mesma...só quem se dá bem é a família deles e a pobre da Apodi....chupaaaa,essa é que a coitadinha esculta de 4 em 4 anos,ela não é mas Apodi é a terra do já teve.#lutoapodi.

    ResponderExcluir