quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Nota oficial da vereadora Soneth Ferreira

NOTA OFICIAL DA VEREADORA SONETH FERREIRA SOBRE A PUBLICAÇÃO DO VETO DO EXECUTIVO SOBRE O PROJETO DE LEI QUE AUTORIZA O ENSINO DE ESPANHOL NA GRADE CURRICULAR DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE APODI-RN.

JUSTIFICATIVA APRESENTADA PARA O PROJETO DE LEI 942/2013:

Nos dias atuais, o conhecimento de uma segunda língua é imprescindível para que o indivíduo possa, através de uma comunicação mais ampla, conseguir maiores oportunidades em um mercado globalizado e tão competitivo.

Inserido neste contexto temos a Língua Espanhola expandindo-se exponencialmente, sendo atualmente, considerada a segunda mais falada no Ocidente e a terceira no planeta, já superando os quatrocentos milhões de habitantes que a utilizam como língua materna, representados por mais de 20 países dos cinco continentes, além de diversos meios de comunicação (jornais, televisão e internet) que a retransmitem para todo o globo, inclusive nos EUA.  

Dada, também, a importância dos blocos econômicos para a integração socioeconômica dos países, especificamente no que concerne ao MERCOSUL (Mercado Comum do Sul) e ao NAFTA (Tratado Norte-americano de Livre Comércio).  A essa conjuntura também ressaltamos o fato do Brasil possuir (quase na totalidade) uma vizinhança de países que utilizam o espanhol como língua oficial, caracterizando assim a necessidade de uma melhor relação com nossos “hermanos" nos aspectos culturais, sociais e econômicos, principalmente no tocante à nossa receptividade como destino turístico.

No caso específico do Brasil, com o advento do MERCOSUL, aprender espanhol deixou de ser um luxo intelectual para se tornar praticamente uma emergência. Além do MERCOSUL, que já é uma realidade, temos ao longo de nossa fronteira um enorme mercado, tanto do ponto de vista comercial como cultural. Porém, esse mercado não fala nosso idioma. Com a exceção de três pequenos enclaves não hispânicos no extremo norte do continente (a Guiana, o Suriname e a Guiana Francesa) todos os países desse mercado falam espanhol. Mas, além da América do Sul, temos a América Central e o México onde também predomina o idioma espanhol. (SEDYCIAS, 2005, p. 35).


COMENTÁRIO DA VEREADORA SONETH FERREIRA

Além desses pontos frisamos que consultamos a Assessoria Jurídica da CMA e expomos a nossa fundamentação para a Assessoria Jurídica da PMA, bem como dialogamos com técnicos e gestores da Secretaria Municipal de Educação de Apodi, além do auxílio de técnicos da 13ª DIRED e orientações da SOINSPE (Subcoordenadoria de Organização e Inspeção Escolar) do RN, que nos informaram que mesmo o município não possuindo regime próprio, desde que não houvesse alteração nas disciplinas obrigatórias da base nacional comum, poderia, amparada pela referida lei, oferecer SIM o ensino de espanhol no fundamental maior (6º ao 9º ano).

Fundamentação Teórica e Legal:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Lei/L11161.htm
http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/ceb006_2001.pdf
http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf

Diante destes fatos expostos iremos defender em plenária da CMA o nosso projeto, por acreditarmos não existirem impedimentos para a sua sanção.

Maria Soneth da Silva Ferreira Gomes
Vereadora - PDT

16 comentários:

  1. Parabéns pela sua ética de expressão com explicações. Com certeza, no tempo certo, vai dar tudo certo.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Já fiz essa sugestão, mas vai mais uma vez: a prefeitura poderia fazer uma parceria com a UERN ou IFRN e criar cursos de idiomas – inglês e espanhol – à baixo custo. Isso daria oportunidades aos mais carentes de estudar e aprender um ou os dois idiomas. As duas instituições mencionadas oferecem cursos de extensão em ambas a línguas. Os alunos da graduação de Letras-Espanhol poderia usar tal curso para fazer suas pesquisas em ensino e aprendizagem de língua espanhola e aquisição de segunda língua. Todos ganhariam com isso e a prefeitura ganharia experiência em fazer parcerias com tais instituições. Acho válida a tentativa. Diante do exposto, acredito que vale tentar inserir a língua espanhola, umas vez que Apodi disponibiliza tal curso e sabemos que o mercado ainda não absorve a demanda. Normalmente os alunos de Letras são alunos carentes ou com poder aquisitivo baixo e precisam de emprego assim que saem da faculdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Tarde ! Bruno você tem razão a sua ideia e boa mais com uma gestão dessa qualidade que nos temos em nossa cidade e quase impossivel Bruno eu consegui 10 computadores la para a escola municipal de melancias e ate hoje os computadores não foram nem ligados e isso foram doados e imagine o que você esta propondo isso seria o ideal mais lhe afirmo que nessa gestão não sai e ridiculo esse nosso gestor o Galeguinho veio para atrazar Apodi um grande abraço.

      Excluir
  3. esta gestao destrosa tudo e d=ificil falta de capacidade a deus

    ResponderExcluir
  4. Parabéns vereadora.

    Eu estou simplesmente desapontada com nosso "professor".
    Como lei na área de educação, e basado em pontos seguros e incontestável, acho que ele pecou muito vetando esta lei. Já que temos em nosso Apodi mesmo, um grande números de alunos se formando nesta área; Que aliás, é uma das duas únicas oferecidas no núcleo!
    Como vetar? Eu não entendo.
    Será que ele não pensa no bem de nosso povo?
    Daqueles que estão trilhando 04 anos em prol de um diploma para ficar mofando?
    Sim, pq nesta área não são muitas as oportunidades, como todos já sabem...

    Como uma destes estudantes da língua espanhola, EU REPUDIO ESTA ATITUDE PREFEITO.

    A você vereadora, valeu pela tentativa.
    E peço, continue tentando pois precisamos.

    Te admiro muito vereadora.
    Se precisar pode contar comigo... mas nem venha pedir voto para este prefeito!

    ResponderExcluir
  5. Poxa vereadora....

    Fiquei triste com esta atitude do prefeito! Estava tão confiante, faço espanhol aqui na cidade...
    Mas ele nos paga.

    A vc, obrigado pela tentativa.

    ResponderExcluir
  6. Gestão sem visão!
    E olha que é professor...
    Aff

    ResponderExcluir
  7. Não sei o que falta este prefeito aprontar.

    Prefeito:
    A gente não quer só obras para ser vistas,( como DIZEM que querem fazer)
    A gente precisa de MAIS, a gente precisa de oportunidades;
    A gente precisa de empregos para viver bem...

    A gente precisa que faças um trabalho voltado para o bem comum do povo Flaviano!
    Queremos APROVADA leis que realmente ajude a população neste sentido...
    Não queremos Pão e crico...

    Muito decepcionado mesmoooooooo
    E olha que PERDI meu voto com ele....
    Quanto a vc vereadora, aprendi a te admirar, e não votei em você na campanha passada, mas terá meu voto da próxima.

    Boa sorte

    ResponderExcluir
  8. Obrigado pela tentativa vereadora.
    Mas o prefeito parece ser TAMPADO, só ver o que é favorável e ele e sua equipe.
    Infelizmente.

    ResponderExcluir
  9. O dinheiro que está sendo poupado em Apodi, tomara que ele não vá comprar uma ilha em Dubai.

    ResponderExcluir
  10. Diante do que a nossa vereadora e dos conhecimento pratico é fácil analisar e dizer que tem razão em seu projeto de lei. Porém ao invés de colocar neste momento outra língua para não ser aprendida como o inglês que é muito ruim nas escolas públicas e raros são os alunos que aprendem algo nesta disciplina, penso que melhorar o atual é mais importante que colocar outra deficiência nas escolas. Vale ressaltar também para não ser mal interpretado que a má qualidade do ensino de inglês não se deve ao nível dos professores que por sinal temos muito bons na área, mas por vários motivos que deixam a educação a desejar de um modo geral e por isso outra disciplina do meu simples ponto de vista é apenas mais um enchimento de linguiça para nossa educação.

    ResponderExcluir
  11. parabéns vereadora. a prefeito ruim.

    ResponderExcluir
  12. vereadora, saia da administração desse prefeito, faça como fez hortencia, e tenha o respeito que merece. votei em voce e em flaviano, mas hoje votaria em hortencia e nao votaria de forma alguma em flaviano. aff!

    ResponderExcluir
  13. Amigo Josenias , o que eu venho analizando com referência a nossa ilustre vereadora Soneth, e baseado no que esse último anônimo escreveu a vereadora está mais para sair do sistema do prefeito do que para ficar, pois o argumento do prefeito acerca do veto eu entendi, ele não falou que falta professor o que eu entendi é que o vereador além muitas coisas necessário saber se tem verba disponível para para pagar os onorarios dos professores e outras despesas eu acho que os poderes são autônomos, porém tem que se entenderem antecipadamente antes de criar qualquer projeto que envolva finanças porque as finanças elas caem nos cofres da prefeituras já carimbados , ou seja já com o destino certto.

    ResponderExcluir
  14. o que entendo do projeto:pelo q li no blog, não cria despesas e sim colocar o professor para dar aula no que ele é formado, pois esse é um projeto belíssimo.
    parabens

    ResponderExcluir
  15. o que entendo do projeto:pelo q li no blog, não cria despesas e sim colocar o professor para dar aula no que ele é formado, pois esse é um projeto belíssimo.
    parabens

    ResponderExcluir