sexta-feira, 22 de novembro de 2013

A força da coletividade



Para os apodienses, e particularmente para os moradores da “Região da Areia”, as notícias que chegam são cada vez melhores.  Para que possamos acompanhá-las de uma forma mais sucinta iremos especificá-las a seguir:

- O projeto “Uso da cera de abelha no revestimento de frutas”, dos estudantes: Antonio Tôrres Geracino (representante da região da areia), Francisco Jociel de F. Fernandes e Huguemberg de Oliveira Santos, da Escola Estadual Professora Zenilda Gama, que foi vencedor em diversos prêmios científicos (inclusive a nível nacional), teve o convite da produção do programa global “Caldeirão do Huck”, para apresentarem em rede nacional esta brilhante ideia.  Os idealizadores deste projeto, juntamente com a Coordenadora Antonia Gidélia da Costa Oliveira, e as mães dos estudantes: Evaneide, Francisca e Albertina estão no Rio de Janeiro gravando o programa que irá ao ar no dia 30 de novembro.  Como a emissora também tem transmissão em outros países, possivelmente terá repercussão a nível internacional;

- A UERN conquistou em São Paulo (19/11) o “Prêmio Santander Universidade Solidária 2013”, através do projeto: O uso da tecnologia da extração a vapor para produção de sucos das frutas. O objetivo deste é discutir alternativas de renda por meio do aproveitamento das frutas na Comunidade Córrego, localizada na zona rural do município de Apodi (RN).  Esse trabalho foi coordenado pelo professor Vinícios Claudino de Sá, com a colaboração da Associação de Mini Produtores de Córrego e Sítios Reunidos (AMPC). “Os oito projetos vencedores do Prêmio Santander Universidade Solidária recebem R$ 100 mil para implementação da iniciativa, durante os dois anos de trabalho e, além da premiação em dinheiro, professores e estudantes universitários envolvidos na ação têm a oportunidade de colocar em prática o conhecimento gerado nas Instituições de Ensino Superior (IES) em prol do fortalecimento de pequenas comunidades brasileiras”. (http://www.alfabetizacao.org.br). Além disso, em uma audiência com a governadora do RN, Rosalba Ciarlini, onde parabenizou os representantes do projeto, a mesma adiantou que este será inserido no programa “RN Sustentável” financiado pelo Banco Mundial, com o valor global de US$ 540 milhões;

A vereadora Soneth Ferreira, inclusive solicitou a Câmara Municipal de Apodi, uma moção de congratulação e aplausos: ao professor VINICIUS CLAUDINO de Sá, que foi aprovada por unanimidade.

Para complementar, tivemos a medição do terreno onde será construída a quadra poliesportiva da Escola Municipal Isabel Aurélia Tôrres (Sítio Córrego), que já está inserida no orçamento de 2014.  Mais uma antiga reivindicação daquela comunidade, que graças a Deus será concretizada no próximo ano. Além disso, em poucos dias será construído um campo de futebol naquela comunidade.

É notório o clima de satisfação e alegria dos moradores daquela região, que viram na união e no trabalho coletivo entre cidadãos e instituições, a chave para o desenvolvimento.  Dessa forma todo o município de Apodi torna-se destaque, por revelar o potencial inspirador desses exemplos de sucesso, para que surjam mais projetos nas mais diversas áreas: social, econômica e educacional.

Parabéns a todos os envolvidos (direta e indiretamente).

Gabinete da Vereadora Soneth Ferreira (PDT)
Mandato Coletivo e Participativo. 

4 comentários:

  1. Parabéns sa toda comunidade, que se mostra organizada e vai atrás de benefícios para o povo que lá residem. Uma boa prova disso é que juntos, conseguiram eleger uma vereadora ( muito bem escolhida ao meu ver) paara ajudar a alavancar as coisa ai.
    Diferente aqui de Soledade, que não quiseram um representante local, para eleger um de fora.
    Sendo assim, parabéns e parabéns, por tudo.
    Pelas lutas e pela vereadora.

    ResponderExcluir
  2. Parabens meu prefeito!!!

    ResponderExcluir
  3. A vereadora não cita a Apodiense que faz parte do grupo de pesquisa e que trouxe o professor para o Córrego para Desenvolver o Apodi. A companheira Fátima Torres, sei que esse projeto tem o dedo dela. Será porque hemmmmmmmm.

    ResponderExcluir
  4. Ei do prefeito estamos esperando a estradaaaa...........O resto agente corre atrás.

    ResponderExcluir