domingo, 5 de fevereiro de 2017

Nota de esclarecimento – Centro Cultural Tapuias Paiacus de Apodi


Em razão de uma fotografia feita com o prefeito municipal de Apodi Alan Silveira, junto com a qual foi noticiada uma parceria entre o Centro Histórico Cultural Tapuias Paiacus da Lagoa do Apodi (CHCTPLA), associação que abriga, além de quase 50 famílias auto-afirmadas como Tapuias Paiacus (denominação étnica dos povos nativos do sertão do RN) o Museu do Índio Luiza Cantofa, já fui questionada, tanto em Redes Sociais como pessoalmente acerca disto.

Reafirmo que procurei o chefe do executivo pelo fato de que ele mesmo já havia deixado certa a abertura do diálogo com nossa entidade e fui em busca de auxílio para a aquisição de um espaço para guardar as diversas peças líticas e históricas que estão sendo conservadas em minha residência, algo que tem muito me prejudicado, bem como sido impedimento para a visitação de diversas pessoas que se interessam em conhecer o acervo ali exposto. Ele simplesmente se prontificou em ajudar, o que não significa que eu tenha me submetido e esteja subordinada a qualquer que seja a atitude de servir aos grupos político-partidárias ao qual ele pertence. Esse tipo de conversa não ocorreu entre nós para que algumas pessoas insinuem que me vendi ou vou entregar as peças que tanto tive trabalho em adquirir para a prefeitura. Entendemos que um prefeito deve servir ao povo, sem ambicionar nada além do reconhecimento pelos seus feitos benéficos. Ninguém pense em ser estrela sozinho porque o mundo se faz na coletividade. Quem pensa assim acaba caindo do céu. 

Ressalto, da minha parte o assunto é sério e espero reciprocidade. E se da parte dele é sério, não posso garantir. Se a parceria e a construção do Museu vão se concretizar? Quem pode garantir que não ou que sim? Enfim, as incertezas fazem parte da vida em tudo. E se não ocorrer, não nos admira porque o desprezo à cultura do povo nativo desta terra é costumeiro, há anos. Aliás, quem quiser saber da real história se debruce na leitura dos livros que contam os reais fatos. Garanto, vai saber o que realmente ocorreu. 

Enfim, eu apenas acrescento que tanto o Centro Histórico como entidade, como eu enquanto líder, já passamos por diversas dificuldades: deixamos de participar de eventos, reuniões, congressos, de ações importantes que poderiam render muitos benefícios para a recontação da nossa história e talvez para o turismo apodiense. E se tivéssemos tido a petulância de registrar em rede social, certamente teriam rendido muitas polêmicas. Não fizemos. Algumas pessoas sabem do que se trata, mas, nunca ninguém se incomodou em dá, pelo menos uma palavra por nós, por mim e pela entidade. Hoje muita gente se incomoda questionando assuntos que antes não lhes eram pertinentes e agora se sentem na condição de reclamar.  Acho desnecessário. Em especial porque sabemos que é somente mais uma forma de fazer politicagem, e o pior, com o que não lhes diz respeito. Entendemos perfeitamente a preocupação qual é. Agradecemos. 

Lúcia Maria Tavares 
Presidente do Centro Histórico Tapuias Paiacus 
Guardiã do Museu Luiza Cantofa

3 comentários:

  1. Vá em frente Lúcia. Seu trabalho é importante. Busque parcerias com queira ajudar, independentemente de cor partidária. Seja Prefeitura, quem quer que seja.

    ResponderExcluir
  2. Isso é o que vc diz mais a realidade é outra bem diferente

    ResponderExcluir
  3. ôhh povinho politiqueiro!!!!
    Por isso, nossa cidade nunca vai desenvolver-se e nao passa de um APODIZINHO!!!
    Vão estudar, se politizar e crescer!!!

    ResponderExcluir