terça-feira, 24 de maio de 2016

Prefeitura de Apodi em parceria com a EMATER reabre Central de distribuição do Programa Compra Direta PAA

Na manhã desta terça-feira, 24, a Prefeitura de Apodi através da Secretaria Municipal de Agricultura, Irrigação, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, em parceria com o Governo do Estado através da EMATER, reabriram a Central de Distribuição do Programa Compra Direta, no município de Apodi. 

O Compra Direta Local da Agricultura Familiar é uma ação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que promove o acesso a alimentos às populações em situação de insegurança alimentar e nutricional, e possibilita a inclusão sócio-produtiva no campo, por meio do fortalecimento da agricultura familiar no RN. 

No município do Apodi, o PAA – Compra Direta é operacionalizado pela EMATER e Secretaria Municipal de Agricultura, essa parceria oferece assistência técnica a pequenos produtores, num processo de educação continuada, aprimorando a qualidade dos produtos comercializados. O Programa, adquire pelo preço de mercado os produtos dos agricultores familiares. São comprados itens como frutas e hortaliças, derivados do leite, carnes e produtos beneficiados (bolos, doces, biscoitos, etc). Os alimentos são repassados para creches, escolas e hospitais públicos, associações de idosos e outras instituições de assistência social. 

A reestruturação da Central de Comercialização foi uma das prioridades da gestão em parceria com o Governo do Estado, a unidade agora está funcionando na sede da Secretaria Municipal de Agricultura, na Fazenda Santana no Bairro Cruz de Almas, e conta com um apoio logístico de recebimento e distribuição dos produtos. A unidade é composta por equipamentos e utensílios destinados a atender as demandas do programa.

Na manhã de hoje, na reabertura do espaço, a Central recebeu mais de cinco toneladas de melancias, a produção foi adquirida do agricultor familiar Bibiano Rebouças Torres, Genildo Rufino Filho, Jean Carlos de Oliveira Rufino e Francisco Rufino Filho, que tem suas unidades produtivas na região da Chapada. Os produtos foram entregues as escolas municipais cadastradas no programa, sendo elas: Escola Municipal Professora Lindaura Silva, Escola Municipal Professora Lourdes Mota, Escola Municipal Professor Veríssimo Gama, Escola Municipal Francisco Alcivan Pinto, Escola Municipal Isabel Aurélia Torres, Escola Municipal 12 de Outubro e Creche Sonho de Criança. Uma parceria também firmada com a Secretaria Municipal da Educação e Cultura de Apodi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário