quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Fórum da agricultura familiar de Apodi realiza reunião tendo como pauta principal a questão hídrica

Aconteceu na manhã desta quarta-feira, 14 no sindicato dos trabalhadores e trabalhadores rurais de Apodi a reunião do Forum da Agricultura Familiar que é realizada mensalmente, sempre na segunda quarta-feira de cada mês, e que é conduzida pela coordenação do mesmo, com participação do Sindicato, associações comunitárias e áreas de assentamentos, sempre com uma pauta voltada para a agricultura familiar e permanecia das famílias no campo.

A pauta elaborada para hoje e debatida, foram às problemáticas das comunidades, e perspectivas para 2015. No calor das discussões tornou-se visível que o problema mais grave é a questão hídrica, o que tornou a reunião um grande dialogo com o propósito de resolver essa questão.

A senhora Doroteia Marinho vice-presidente da comunidade de Juazeiro 2, disse que na comunidade os moradores estão enfrentado dificuldade por falta de água, pois antes o executivo arcava com as despesas do pagamento, mas que nos últimos meses deixou de realizar o pagamento dessa energia, pedindo que haja sensibilidade do executivo com relação a esta questão.

Para João Francisco, da comunidade do Sitio Cipó, a falta de água nas comunidades é resultado da ação humana na natureza, destacando que a responsabilidade é de todos, frisando que muitas comunidades já deixaram de produzir, justamente por falta de água, sugerindo que as associações sentem, e encontrem uma solução, apontando a perenização do Rio Umari como um desafogo para as comunidades ribeirinhas.

Pedro Batista, presidente do Assentamento Paulo Canapum externou sua preocupação com relação ao posso que abastece a comunidade e demais que próximas, pois o mesmo é usado apenas para consumo humano, mas mesmo assim abastece o Paulo Canapum, Caiçara, e Mulungú, e foi constatado que o nível está baixando de forma gradativa, por isso a comunidade está em estado de alerta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário