Mesmo sem o mês de dezembro ter registrado bom volume de chuvas, a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) está prevendo chuvas dentro da normalidade para os próximos meses de janeiro e fevereiro em várias regiões do Rio Grande do Norte, dentre elas o Seridó. A previsão de chuvas foi feita pelo meteorologista Gilmar Bristot, em entrevista ao Panorama 95 (Rural FM) ao jornalista Marcos Dantas. “Nós analisamos as questões dos oceanos, ventos e temperaturas e existe uma tendência de melhora principalmente na questão do Oceano Atlântico.
O Pacífico foi verificado que tem hoje um fenômeno El Nino fraco acontecendo e não deverá, de forma significativa, atrapalhar as chuvas aqui no Nordeste”, disse Bristot.
A orientação dada pelo meteorologista aos agricultores é que aproveitem as primeiras chuvas, que devem começar a cair nas próximas semanas, oriundas destes sistemas meteorológicos que transitam no Nordeste no período de janeiro e fevereiro. De acordo com o meteorologista, as chuvas não devem se prender somente às regiões do Alto Oeste, Ceará e Paraíba, mas também deverá ocorrer chuva na região do Seridó e também avançar sobre o Agreste como registrada em outros anos. “Em 2004, tivemos janeiro e fevereiro com muita chuva promovendo o enchimento de açudes em todo o Nordeste.
Nós poderemos ter novamente acontecendo durante o início de 2015 esse fenômeno. Não dá pra prevê se vai ser com a mesma intensidade de 2004, mas existe uma boa condição pra isso, principalmente analisando as condições do vento, que nos primeiros quinze dias de dezembro o vento do Sudeste tem se comportado de maneira abaixo do normal, trazendo condições de chuvas”, destacou.
Fonte; De Fato.
Foto: Erivan Morais.
Que assim seja! Que Deus abençoe nosso Nordeste!
ResponderExcluir