quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Bibliotecas rurais vão beneficiar 1,2 mil famílias do RN

Cinquenta comunidades do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), no Rio Grande do Norte, recebem bibliotecas rurais do Programa Arca das Letras, nesta quinta-feira (18).

A ação é fruto da parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e a Secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e de Apoio à Reforma Agrária (Seara). As novas bibliotecas vão beneficiar cerca de 1,2 mil famílias em 18 municípios potiguares.

"Fazer parte de uma política para o povo do campo, levando informação a populações que estão distantes do meio urbano, é motivo de orgulho e satisfação. Sentimo-nos contemplados com a célebre frase do saudoso poeta Castro Alves, que diz: ‘bendito o que semeia livros e faz o povo pensar’”, observa a coordenadora da Ação Cultural da Secretaria de Reordenamento Agrário (SRA/MDA), Dione Ferreira.

Para o delegado do MDA no Rio Grande do Norte, Raimundo Costa, a ação confirma o esforço do Ministério em integrar “políticas que buscam melhorar a qualidade de vida dos agricultores e o desenvolvimento socioeconômico do rural brasileiro”.

Com essa entrega, serão mais de 700 arcas implantadas no estado. O Programa já contemplou aproximadamente 55 mil famílias de agricultores familiares com a distribuição de 144 mil livros didáticos e de literatura, estimulando a leitura e o processo educativo das comunidades beneficiadas.

A solenidade de entrega contará com a presença da governadora Rosalba Ciarlini; do secretário da Seara, Rodrigo Fernandes, e de representantes das comunidades contempladas e convidados. Na ocasião, ainda serão capacitados 100 agentes de leitura, voluntários indicados pelas comunidades para atuar na gestão das bibliotecas e no estímulo à leitura.

Municípios contemplados

Os 18 municípios beneficiados com as bibliotecas são: Assu; Afonso Bezerra, Ielmo Marinho, Ipanguaçu; Lagoa de Velhos, Rio do Fogo, Touros, Pedro Avelino, Fernando Pedroza, Senador Elói de Souza, Jardim do Seridó, São Miguel do Gostoso, Ceará-Mirim, Lagoa Salgada, Macaíba, São José de Mipibú, Lajes e Maxaranguape.

Sobre o Programa

Criado pelo MDA em 2003, o Programa Arca das Letras já beneficiou mais de um milhão de famílias em comunidades de agricultores familiares, de assentados da reforma agrária e do Crédito Fundiário, de pescadores, de remanescentes de quilombos, de indígenas e de populações ribeirinhas.

A ação conta com uma rede de parceiros que apoiam o programa com a doação de livros e material gráfico, com a construção dos móveis-bibliotecas e em diversas atividades que envolvem a implantação das bibliotecas Arca das Letras nas comunidades.

Nestes 10 anos de programa, foram implantadas 10 mil bibliotecas, distribuídos dois milhões de livros em dois mil municípios em todo o País.

 Fonte: MDA e Jornal De Fato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário