quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Ibope: No RN, Henrique Alves (PMDB) tem 40% e Robison Faria (PSD), 28%

Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (28) aponta a liderança de Henrique Eduardo Alves (PMDB) na disputa pelo governo do Rio Grande do Norte.

Segundo o levantamento encomendado pela emissora de televisão Inter TV Cabugi (afiliada da Rede Globo no Estado), o presidente da Câmara dos Deputados obteve 40% das intenções de voto, enquanto o vice-governador Robinson Faria (PSD) registrou 28%.

Os candidatos Simone Dutra (PSTU) e Robério Paulino (PSOL)  aparecem na pesquisa com 2% cada um. Araken Barbosa Farias (PSL) registrou 1%

Os votos brancos e os nulos somaram 17% e indecisos, 10%. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento ouviu 812 pessoas, entre os dias 25 e 28 de agosto.

Segundo o Ibope, o nível de confiança é estimado em 95%, A pesquisa foi registrada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) sob o protocolo RN-00016/2014.

Pesquisa anterior

Esta é a segunda pesquisa Ibope divulgada no Rio Grande do Norte para medir as intenções de voto da população ao governo do Estado e aos candidatos ao Senado Federal.

No primeiro levantamento, Henrique Eduardo Alves (PMDB) apareceu com 36% e Robinson Faria (PSD) com 21%. Simone Dutra (PSTU) obteve 2% e Robério Paulino (PSOL), 1%. Araken Barbosa Farias (PSL) não pontuou. Brancos e nulos somaram 27% e indecisos, 11%.

Rejeição
A pesquisa mediu a taxa de rejeição dos candidatos ao governo do Estado (em quem os eleitores não votariam de jeito nenhum).

A maior rejeição é a do candidato Henrique Eduardo Alves (PMDB) com 29%; em seguida vem Araken Farias (PSOL), com 28%; em terceiro lugar está Robinson Faria (PSD) com 26%, e em quarto está Simone Dutra (PSTU), com 22%.

O candidato Robério Paulino (PSOL) é o menos rejeitado, com 18%.

O levantamento apontou ainda que 18% dos entrevistados declararam que poderia votar em todos os candidatos, enquanto 17% não sabem ou não responderam em quem votariam.

Disputa pelo Senado
A disputa ao Senado Federal tem um empate técnico entre duas candidatas: a vice-prefeita de Natal, Wilma Faria (PSB), pontuou com 35% das intenções de voto, contra os 34% da deputada federal Fátima Bezerra (PT).

Roberto Ronconi (PTC) e Ana Célia (PSTU) registraram 2% das intenções de voto cada um, enquanto Porfessor Lailson (PSOL) marcou 1%.

Os votos nulos e brancos somaram 17% e os indecisos foram 9%.

Na pesquisa anterior, Wilma Faria (PSB) obteve 39% das intenções de voto; Fátima Bezerra (PT) marcou 29%. Roberto Ronconi (PTC) 3% e Ana Célia (PSTU), 2%. Votos brancos e nulos somaram 20% e indecisos, 8%.

Avaliação do atual governo

A pesquisa Ibope apontou ainda que 69% dos entrevistados não estão satisfeitos com a a administração da governadora Rosalba Ciarlini (DEM). 55% dos entrevistados classificaram como "péssimo" e 14% "ruim". Já 22% apontaram como "regular". 4% avaliam o governo como "bom", 2% declararam como "ótimo". 3% não sabe/não respondeu.

O Ibope questionou ainda se o eleitor "aprova" ou "desaprova" a maneira de Ciarlini adminsitrar o Rio Grande do Norte. O levantamento apontou que 80% desaprovam, 13% aprovam, e 7% não responderam.

A atual governadora potiguar não concorre à reeleição em outubro. Sua candidatura foi vetada pelo partido Democratas em junho --em votação, a sigla decidiu abrir mão da candidatura própria para fortalecer a chapa proporcional e ampliar a aliança com outras legendas.

Rosalba obteve a pior avaliação entre os governadores do Brasil, segundo a pesquisa CNI/Ibope divulgada em dezembro de 2013.

Fonte: Uol.com

Um comentário:

  1. O ruim é por que a campanha não é hoje, nessas noites de lua cheia tudo pode acontecer pra cima ou pra baixo

    ResponderExcluir