sexta-feira, 8 de agosto de 2014

RN terá mais 7 IFRNs, diz ministro

O Rio Grande do Norte vai contar mais duas unidades do Instituto Federal de Educação Tecnológicas (IFET), sendo uma em Mossoró e outra no município de Touros. A informação foi passada pelo ministro da Educação, José Henrique Paim, ao presidente da Câmara Federal, deputado potiguar Henrique Eduardo Alves (PMDB), segundo relatou a assessoria de imprensa da Casa. Os dois se reuniram na última quarta-feira, 6, em Brasília (DF), quando discutiram a construção de mais duas unidades do IFET. A assessoria da Câmara enviou informações dando conta de que os novos institutos seguem critérios técnicos, os mesmos utilizados para definir todas as demais unidades já instaladas. Outros cinco centros de educação tecnológica chegarão ao Rio Grande do Norte no futuro, atendendo as cidades de Umarizal, São José de Mipibu, Jucurutu, Alexandria e São Miguel.

Ainda segundo a assessoria de imprensa da Câmara Federal, o ministro da Educação teria assegurado ainda que os campi avançados do IFRN em Parelhas e Lajes deverão funcionar já a partir do próximo mês. Os dois novos campi seguirão o mesmo padrão dos campi avançados de São Gonçalo do Amarante, São Paulo do Potengi, Canguaretama e Ceará-Mirim.

Durante a reunião, o ministro revelou também que está prevista a construção de cinco unidades do IFRN em cidades polos do interior do Estado para fortalecer a regionalização da rede de ensino técnico e superior do instituto. As futuras unidades, ainda sem recursos assegurados, são para Umarizal, São José de Mipibu, Alexandria, Jucurutu e São Miguel.

O ministro explicou ao presidente da Câmara dos Deputados que, assim como em Natal, onde a rede de escolas técnicas foi ampliada, totalizando três unidades (Zona Norte e Cidade Alta, além da sede), o interior ganhará novas escolas com base na demanda por educação profissional e indicadores sociais e econômicos, entre eles o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).  Assim foram escolhidas as cidades de Apodi, Currais Novos, Ipanguaçu, João Câmara, Macau, Nova Cruz, Parnamirim e Pau dos Ferros, as primeiras beneficiadas com a expansão da rede.

Antes da decisão do Governo Federal de expandir a rede de educação profissional, o Rio Grande do Norte contava apenas duas unidades do IFRN em Natal e Mossoró e três da UFRN: Escola Agrícola de Jundiaí, Escola de Enfermagem e Escola de Música. (Com informações da Assessoria de Imprensa da Câmara Federal).

Fonte: De Fato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário