quarta-feira, 14 de maio de 2014

Hidrômetros são instalados nos municípios de Grossos e Apodi

A instalação de novos hidrômetros na cidade de Apodi foi iniciada nesta terça-feira (13), pelo bairro Malvinas. A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) vai instalar em Apodi 700 novos medidores. Os demais bairros que receberão os hidrômetros são Centro, Lagoa Seca, Cruz de Alma, Baixa do Caic e Betel.

Em maio também foi iniciado o trabalho com 750 medidores, que serão instalados e substituídos, na cidade de Grossos.   Estão em andamento também instalações nas cidades de Upanema, Areia Branca e Felipe Guerra. Em junho, a cidade de Baraúna terá instalados e substituídos 1.500 medidores.

O hidrômetro é um medidor de água. Erroneamente algumas pessoas atribuem ao equipamento o aumento do consumo de água, o que é um mito. O medidor apenas registra o volume de água consumido. Para o consumidor, a instalação traz benefícios porque ele terá como acompanhar o real consumo de água e fazer o acompanhamento dos gastos mensais.  

Além de promover a cobrança justa entre todos os usuários, os hidrômetros têm funcionado como um grande aliado no combate ao desperdício de água. Quando as pessoas não estão medidas, elas tendem a gastar mais água, esquecendo da necessidade do uso racional no seu dia-a-dia. Já com o hidrômetro a tendência é haver uma redução natural nos gastos.  

Operacionalmente a Caern comprovou que em cidades pequenas, após a instalação dos hidrômetros, houve uma redução no consumo e a água captada normalmente passa a ser mais do que suficiente para o abastecimento. Em 2014, serão destinados R$35,5 milhões para adquirir 190 mil medidores. O total de unidades compradas em 2012 foi de 99.637 unidades, e em 2013, mais 96.100, totalizando 192 mil nos últimos dois anos.

Fonte: Jornal de Fato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário