segunda-feira, 12 de maio de 2014

Apodi está entre os municípios do RN que receberam 106 sistemas de abastecimento do DNOCS

A coordenadoria do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) informa que concluiu a instalação de um total de 106 sistemas simplificados de abastecimento de água, previstos pelo programa Água para Todos, em comunidades, escolas e postos de saúde distribuídos por todo o Rio Grande do Norte.

Segundo o coordenador do Dnocs José Eduardo Alves Wanderley, o sistema simplificado de abastecimento consiste na perfuração de poço tubular ou amazonas que servem de fonte hídrica e uma miniadutora que distribui a água para uma cisterna. Essa água recebe tratamento com clorador, possibilitando o uso pelas famílias da comunidade.

Os 106 sistemas simplificados foram implantados em 19 escolas, 10 postos de saúde e em comunidades espalhadas pelas cidades de Caicó, Ouro Branco, Jardim do Seridó, Parelhas, Carnaúba dos Dantas, Santana do Matos, Assú, Riachuelo, Apodi, Frutuoso Gomes, Mossoró, Martins, José da Penha, Pilões, Areia Branca, Guamaré, Campo Grande, Jardim de Angicos, Rui Barbosa, São Tomé e Equador, beneficiando uma população de 17.524 pessoas.

Ainda dentro do programa Água para Todos, Eduardo Wanderley informou que foram construídas 78 barragens subterrâneas em córregos dos municípios de Carnaúba dos Dantas, Cruzeta, Jucurutu, Angicos, São João do Sabugi, Ipueira, Jardim do Seridó, Santana do Seridó, Acari, Umarizal, Olho D’água do Borges e Tangará, atendendo a uma população de 624 mil pessoas.

Programa Água para Todos, que integra o Plano Brasil Sem Miséria, foi concebido pelo Governo Federal a partir da necessidade de se universalizar o acesso e uso de água para populações carentes, residentes em comunidades rurais não atendidas por este serviço público essencial, atendidas por sistemas de abastecimento deficitários ou, ainda, que recebam abastecimento difuso.

Com informações do Jornal de Fato.

Um comentário:

  1. antes o que era federal,a imprensa de apodi calava,para poder a prefeitura ser a mãe da enganação e ninguem dizia nada kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir