quinta-feira, 27 de junho de 2013

Leia a coluna do Josenias Freitas no Jornal o Vale do Apodi

Coluna – Por Josenias Freitas

O prazer é meu...

Primeiro agradecer ao Deus do céu pela oportunidade de poder está aqui nesse veiculo de comunicação, como também ao editor chefe do mesmo o amigo Marcio Morais, pela confiança e responsabilidade a mim outorgadas, fico de fato lisonjeando e cheio de responsabilidade dessa missão.
Um dos meus prazeres diários é justamente esse, poder me sentar em frente ao notebook e externar aquilo que penso e sinto, através do meu Blog que tem oito anos de estrada como também, agora nesse espaço do O Vale do Apodi.
 
INICIO TURBULENTO

O governo municipal do professor Flaviano Monteiro tem enfrentado muitas dificuldades nesses primeiros seis meses de mandato, reflexo da falta de preparo de parte de sua equipe, como também do próprio prefeito que talvez ainda não tenha percebido a magnitude de um município em relação a uma sala de aula.

BOLSITAS COMO PROFESSORES

Uma das maiores virtudes do ser humano é ter palavra isso na minha modesta e simples opinião, no entanto o amigo professor e agora prefeito Flaviano Monteiro, não honrou suas palavras quando dizia que iria colocar em sala de aula para ensinar nossos filhos, pessoas capacitadas assim com ele. Nada contra os bolsistas, mas ainda não estão preparados para o legado.

EMANCIPAÇÃO

Cinco Distritos do RN lutam por sua emancipação política, entre ele o Distrito de Soledade em Apodi, uma luta justa e arraigada pela aprovação da PLP 416 pela Câmara dos deputados, e já tramitando no senado. Quem sonha alcança!

CAPITÃO BRILHANTE TRABALHANDO

A companhia de policia de Apodi tem sido premiada com grandes comandantes, lembro os antecessores Capitão Aderlan, Capitão Carvalho e agora o Capitão Brilhante que vem realizando um trabalho de destaque em nossa cidade, um comando forte que só beneficia os cidadãos de bem, e pune aqueles que maquinam mal. Parabéns ao Capitão Inácio Brilhante pelo trabalho realizado em Apodi.

OPOSIÇÃO ORFÃ

Após seis meses da nova gestão, se nota uma oposição apodiense ainda esfacelada, sem nome ou nomes pontuais, não que não se tenha, mas ainda andam dispersos e sem articulação ao meu modo de ver. Existem alguns sim que relutam contra erros da municipalidade, mas ainda não há o CARA, aquele que se prontifique para ser o “nome”.

AS VAIAS

O debate travado entre a realidade se o prefeito de Apodi foi ou não vaiado é longo, uns juram que sim, outras afirmam que o fato não houve. O fato é que o a ações do nosso gestor não têm agradado alguns, e não é imprevisível que o mesmo receba essas vaias, já que Lula foi vaiado na abertura dos jogos pan-americanos e agora mais recente Dilma na abertura das copas das confederações.

SEM COVEIRO

O Distrito de Soledade em Apodi parece ter uma sina para sofrer algo que revolta a população, a falta de um coveiro para exercer função no cemitério público da comunidade. No inicio da gestão até que o prefeito tentou resolver, mas foi pior, pois a pessoa paga pela municipalidade estava cobrando das famílias para enterrar os defuntos. Agora novamente o Distrito fica sem o serviço. Parece nunca ter fim esse problema que se arrasta ao longo das gestões municipais.

COOICAP

Foi criada no fim do inicio do mês de junho da Chapada do Apodi a Cooperativa dos Irrigantes da Chapada do Apodi, uma entidade que nasce forte e que tem como objetivo organizar e alavancar a produção irrigada da Chapada do Apodi que hoje já existe, mas que será macro com a chegada do projeto de irrigação da Chapada do Apodi que será iniciado neste segundo semestre.

MUSEU REFORMADO

Um dos museus mais visitados de todo o Brasil, o Museu do Distrito de Soledade em Apodi, vem recebendo neste inicio de ano vários benefícios, primeiro a reforma externas com recursos próprios através do presidente da Fundação na época Adailton Targino. Agora com a presidência de Expedito Targino o Museu passa por reforma interna e substituição de todos os painéis, em uma parceria com o deputado estadual Kelps Lima, e os empresários Vicente do Cheiro Verde, Flávio Carvalho e Célio Martins.
 
VEREADORES EM AÇÃO

Muito se falou na gestão passada em Apodi do trabalho do denominados Vereadores em Ação, hoje no berço da municipalidade os Vereadores apenas compactuam com a municipalidade o que é normal, e transferem esse titulo aos que antes eram situação, ou seja, é a praticidade e dinamismo da política apodiense.

DESAGRADANDO OS SEUS

A gestão do prefeito Flaviano Monteiro de Apodi não está agradando, isso é fato. O que mais chama a atenção é que os próprios eleitores que o elegeram estão descontentes o que é preocupante, afinal quando se é bom, é bom logo para os de casa, e quando a conversa ruim sai de casa, a coisa não andam muito bem.
 
ESTRADA DO AGRICULTOR FAMILIAR

O deputado Estadual e primeiro Secretário da Assembléia Legislativa, Gustavo Fernandes apresentou na sessão recente da AL do RN, Requerimento para a complementação da pavimentação asfáltica da estada que interliga os municípios de Felipe Guerra e Apodi, através do Distrito de Soledade até o distrito de Olho D’Água da Bica, na divisa com o Ceará. Gustavo Fernandes explicou que o Requerimento tem como objetivo oferecer melhores condições no transporte e escoamento da produção de diversos produtos hortifrutigranjeiros produzidos na Chapada do Apodi, além de interligar as comunidades de Soledade, Nova Descoberta, Aurora da Serra, Moacir Lucena, Baixa do Tubarão, Lajes do Meio e Paraíso, até a divisa com o Ceará.
 
AGORA É LEI

Aquilo que já era feito, de forma irregular, tornou-se Lei, “A Presidente Dilma Rousseff, promulgou a emenda, que autoriza os Municípios a utilizarem o transporte escolar municipal por estudantes universitários, agora temos a Lei Federal n.º 12.816/13”.

XLIII EDIÇÃO DOS JERN'S

A 13° DIRED estará realizando de 06 a 16 de julho de 2013 mais uma edição dos jogos escolares do Rio Grande do Norte, regional Apodi e Umarizal. Teremos este ano as seguintes disputas: Modalidades coletivas: Futsal, Handebol, Futebol de Areia e Voleibol de dupla. Modalidades individuais: Atletismo, Natação, Ciclismo, Xadrez e Capoeira.

TIM IMPRESTÁVEL

Desrespeito é o adjetivo mais razoável para adjetivar a forma como a operadora TIM vem tratando os clientes na Chapada do Apodi, mais precisamente no Distrito de Soledade, onde os usuários não conseguem realizar uma chamada se não tentarem ao menos trinta vezes, e para receber chamadas, a coisa é mais complexa ainda. Lamentável.

INVESTIMENTO

Quem vem investindo pesado em Apodi e na Chapada do Apodi é o empresário e amigo Leodécio Medeiros que em breve estará inaugurando em Soledade/Apodi uma ampla área de lazer, dotada de campo de futebol society, piscinas, churrascaria e outros atrativos, e que ao meu modo de ver está acertando em cheio no investimento.

VEREADORES OPOSICIONISTAS

O trabalho de fiscalização realizado por alguns dos vereadores oposicionistas tem agradado a população, até o prefeito de Apodi já andou reconhecendo publicamente que o trabalho de alguns legisladores, cito: Laete Oliveira, Filho Neto, Nilson de João Lucas, Costinha e Bráulio Ribeiro, é importante, e que ajuda a construir um Apodi mais democrático e desenvolvido.
 
APOIO AO ESPORTE

A PHF auditores independentes, empresa de auditoria da cidade de Recife sempre com fortes ligações a cidade de Apodi, está incentivando o esporte local através do time de futsal da igreja adventista de Apodi, que participa de eventos em intercâmbios e ainda torneios fora e dentro do estado. A finalidade é incentivar o esporte, fazendo com que esses jovens além de estarem na igreja, também participem de eventos esportivos, mantendo-se sempre longe das drogas e com uma conduta sadia para toda sociedade.
 
ESCOTISMO EM APODI

O 39° G E Desembargador Newton Pinto realizou recentemente campanha de arrecadação de matérias para o setor pediátrico do hospital regional de Apodi, onde eles foram às ruas pedir a população brinquedos, lençóis, toalhas e etc... Para doar as crianças de nossa cidade. Esse e o propósito do Escotismo, ajudar sempre que for necessário, faça como os escoteiros FAÇA A DIFERENÇA, TENHA ATITUDE.
 
FIM DA REELEIÇÃO NAS CÂMARAS MUNICIPAIS
 
Fazendo uma pesquisa mais detalhada na internet encontrei em todas as regiões do Brasil, câmaras municipais que estão acabando com a reeleição para presidência das casas legislativas, modificando o regimento interno das mesmas, fazendo melhorias e promovendo a rotatividade na mesa diretora o que é bastante salutar no meu modo de entender. Em Apodi conversei recente com alguns Vereadores sobre o assunto, e não é nem uma anomalia se em breve aparecer um projeto nessa ordem, que cá entre nós deve ter o apoio da grande maioria, afinal a rotatividade do poder é um exercício fundamental para a democracia o que nos possibilita conhecer e vivenciar outros regimes de gestão, até porque sempre fui contra a perpetuação do poder, seja em qualquer esfera.
 
Frase do mês: “Eu só incomodo os fracos, os fortes andam comigo”.

2 comentários:

  1. Como que os fortes andam com voce, se vc é fraco e incomodado. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.

    ResponderExcluir
  2. Essa coluna do Josenias vai ser uma piada igual ao programa de Wilson Oliveira. Deve ser 90% de politicagem e coisas sem fundamento; nossa cidade não precisa disto e só atrasa mais ainda o nosso Apodi. Precisamos crescer e muito no que diz política e não politicagem para talvez um dia avançarmos, pois o avanço quem constrói somos todos e não só os gestores eleitos.

    ResponderExcluir